UOL


São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

IRL

Kanaan não completa e cai para 3º

Castro Neves triunfa em Nazareth e é líder

DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma corrida tediosa, com apenas uma mudança de líder, Hélio Castro Neves venceu ontem o GP de Nazareth, 13ª etapa da IRL. Com a vitória, o piloto ultrapassou outro brasileiro na classificação geral, Tony Kanaan, da Andretti-Green, e a assumiu a liderança da temporada.
Foi a segunda vitória de Castro Neves neste ano e a quinta na categoria. Ele havia subido ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez em 2003 há duas semanas, na etapa de St. Louis (EUA).
Dois norte-americanos chegaram logo atrás do brasileiro. Sam Hornish Jr., da Panther, bicampeão da IRL, ficou em segundo lugar. Já Bryan Herta, da Andretti-Green, completou o pódio.
A vitória de Castro Neves ganhou importância maior devido ao fato de o circuito oval de Nazareth ser a casa da Penske, sua equipe. Gil de Ferran, seu companheiro de time, por pouco não subiu ao pódio para completar a festa da Penske. O piloto acabou a prova na quarta colocação.
Apesar disso, a festa da equipe foi total. "Estive perto de vencer aqui muitas vezes. Finalmente consegui isso hoje. Foi incrível ter o Sam Hornish Jr. atrás de mim. Ele tem um carro muito rápido, mas minha equipe trabalhou pesado e mereceu essa vitória", comentou Castro Neves, que repetiu seu tradicional gesto de subir no alambrado para comemorar a vitória com a torcida.
Com o primeiro lugar em Nazareth, o brasileiro somou 429 pontos no campeonato. A segunda colocação agora é de Gil, que chegou a 404. Kanaan perdeu duas posições na classificação e agora está com 397 pontos.
A vitória de Castro Neves começou a ser construída quase no início da prova. Scott Dixon, que havia largado na pole, conservou a liderança nas primeiras voltas.
O brasileiro, que tinha saído em segundo lugar, vinha logo atrás. Na 52ª volta, os dois foram para os boxes. Mais eficiente, a Penske conseguiu fazer seu piloto voltar à prova na primeira colocação, posição que o piloto conseguiu conservar até o final da disputa.
Já o neozelandês da Ganassi começou a enfrentar problemas e perdeu a segunda colocação para outro brasileiro, Tony Kanaan.
Dixon perdeu a terceira posição, em seguida, para o sul-africano Tomas Scheckter, distanciando-se dos primeiros colocados. O piloto não completou a prova.
Com Castro Neves consolidado na liderança, o grande duelo era pelo segundo lugar, com Scheckter, da Ganassi, ameaçando cada vez mais Kanaan. Na 120ª volta, o sul-africano tentou a ultrapassagem. Os dois carros se tocaram e tiveram que abandonar. "Quando estamos muito próximos, isso pode acontecer. Não vi como foi. Só senti que alguém bateu na traseira do meu carro", disse Kanaan.
Sem os rivais na pista, Hornish Jr. herdou a vice-liderança e manteve a posição até o fim da prova.
A próxima etapa da IRL será em Chicago, no dia 7 de setembro.


Texto Anterior: Ferrari termina dia à procura de justificativas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.