São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atrás de aproximação, China leva campeões a Hong Kong

DA REPORTAGEM LOCAL

O esporte será arma política na relação entre China e o território autônomo de Hong Kong. Os campeões chineses irão à região por três dias, para impulsionar o nacionalismo no local, que foi colônia britânica até 1997.
O Comitê Olímpico de Hong Kong, que compete separado da China, divulgou que os atletas terão contato próximo com cidadãos de todas as classes, mediante demonstrações e encontros.
Um dos eventos se chama "O Orgulho dos Chineses -Performance de Gala da Elite Medalha de Ouro Olímpica". Até ontem, o país somava 24 ouros em Atenas.
Entre os destaques estará uma revanche da final olímpica de duplas no tênis de mesa, protagonizada pelos dois países no último sábado e vencida pela China. O jogo acontece no dia 8 de setembro, quatro dias antes das eleições legislativas em Hong Kong.
A intenção é suavizar a imagem do governo chinês para os cidadãos de Hong Kong, habituados ao modo de vida ocidental, que temem o autoritarismo de Pequim. Em 2008, eles já não poderão eleger seu próximo governante, o que gerou protestos.


Texto Anterior: Solução pacífica
Próximo Texto: Saiba mais: Superpopulações nem sempre ajudam a ganhar medalhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.