São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

respiro

Massa leva sustos, mas vence com calma

Em Valencia, ferrarista consegue quarto triunfo no ano e sobe para segundo no Mundial, seis pontos atrás de Hamilton

Em sua centésima corrida, piloto quase colide nos boxes com um Force India devido a erro da escuderia italiana, que acaba multada

DA REPORTAGEM LOCAL

O Felipe Massa que desceu da Ferrari número 2 ontem em Valencia não era o mesmo que deixou a Hungria há três semanas, depois de ter vivido a péssima experiência de uma vitória certa ter lhe escapado.
Ontem, depois de uma corrida tranqüila, com apenas um susto em seu segundo pit stop, o brasileiro celebrou sua quarta vitória na temporada, que, para ele, teve gosto de redenção.
Sem deixar a ponta desde o início da prova -exceto quando fez suas paradas-, Massa marcou dez pontos que o recolocam como o principal perseguidor de Lewis Hamilton, líder do Mundial de Pilotos, que terminou em segundo o GP da Europa -Robert Kubica, da BMW, foi o terceiro colocado.
Mas, além de uma simples vitória, o primeiro lugar de ontem serviu como forma de minimizar o vexame ferrarista no GP anterior, quando uma falha no motor da Ferrari deixou o brasileiro a pé a três voltas do final e o alijou de assumir a ponta do campeonato.
"Eu estou muito, muito feliz. Especialmente depois de um desastre como aquele da Hungria", afirmou Massa, que quase sofreu com nova falha de sua equipe, desta vez em Valencia.
Durante sua segunda parada, o brasileiro por pouco não colidiu com a Force India de Adrian Sutil ao deixar os boxes. Massa recebeu o sinal verde para partir quando o carro do alemão passava por ele, que teve de frear para evitar a batida.
O equívoco custou à Ferrari uma multa de 10 mil, mas não rendeu punição ao piloto, já que a direção de prova optou por castigar apenas a saída insegura após o pit stop, sem considerar que Massa obteve ganho esportivo com a manobra -o piloto brasileiro recebeu apenas uma bronca formal.
Mas, a despeito do susto, conseguiu o terceiro final de semana perfeito da carreira: fez pole, melhor volta e venceu.
"Nós fizemos um trabalho fantástico ao chegar aqui, num circuito novo, e vencer. Foi muito difícil escolher os pneus, sobretudo no treino de classificação, mas nós fizemos um trabalho perfeito. Fazer a pole, vencer a corrida e cravar a volta mais rápida. Acho que não precisamos falar mais nada."
De fato, a primeira posição de Massa em Valencia em nenhum momento foi ameaçada.
Depois de uma largada limpa, o piloto da Ferrari não sofreu pressão de Lewis Hamilton. Ao contrário, não teve dificuldades de abrir vantagem em relação ao piloto da McLaren.
Ao entrar para seu primeiro pit stop, tinha quase cinco segundos de vantagem para o inglês, tempo suficiente para retomar a ponta após todos os carros entrarem nos boxes.
Depois das trocas, a Ferrari de Massa continuou rendendo melhor que o McLaren de Hamilton. Chegou a abrir mais de oito segundos de vantagem.
Mesmo depois do segundo pit stop, quando o carro do brasileiro passou a rodar com pneus mais moles e com o susto de ver o motor de seu companheiro, Kimi Raikkonen, estourar, Massa não teve problemas para vencer em Valencia.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Raikkonen sofre com erros e zera
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.