São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres faz festa por 2012 e já tem despedida de Phelps como trunfo

PEDRO DIAS LEITE
DE LONDRES

O encerramento da Olimpíada mais opulenta da história, com seus milhares de voluntários e locais como o estádio Ninho de Pássaro e o Cubo d'Água, lançou peso enorme sobre os ombros da próxima sede, Londres.
Mas os próximos Jogos já têm ao menos um atrativo garantido. Será a última Olimpíada do maior fenômeno da história do evento, o nadador norte-americano Michael Phelps. "Eu disse a mim mesmo que jamais iria competir depois dos 30 anos", disse Phelps, 23, dono de 14 medalhas de ouro, oito delas conquistadas em Pequim.
O nadador foi uma das estrelas da festa para cerca de 40 mil pessoas, ao lado do Palácio de Buckingham, residência da rainha britânica. Os ingressos eram grátis, mas foram distribuídos por sorteio.
"A festa está maravilhosa, com os shows, esses aviões com as cores da bandeira e as estrelas olímpicas, que nem esse nadador, esse aí, que ganhou um monte de ouros", disse a canadense Chantal Beaudoin, 27, sem conseguir lembrar o nome de Phelps.
O dia começou chuvoso e frio, típico do atual verão londrino. Phelps brincou: "Está chuvoso, mas nadadores estão sempre molhados, então acho que combina".
O recém-eleito prefeito da cidade, Boris Johnson, recebeu a bandeira olímpica na China como passagem do bastão para a nova sede, em cerimônia transmitida na festa por meio de um telão.
Numa entrevista à BBC, Johnson disse que ficou fascinado, impressionado e deslumbrado com o que viu em Pequim, mas não intimidado.
"Nós vamos fazer do nosso modo cativante. Sem desperdiçar o dinheiro dos contribuintes, estou convencido de que podemos fazer uma Olimpíada tão bem quanto [a China] em 2012", afirmou.
O orçamento para os Jogos Olímpicos de Londres-2012 está cotado em 9,3 bilhões de libras (cerca de R$ 30 bilhões). O valor já está bem acima da previsão inicial, que girava em torno de 2,4 bilhões de libras (quase R$ 8 bilhões).


Texto Anterior: Jogos têm a maior audiência da história
Próximo Texto: Cartola afirma que acertou ao escolher o país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.