São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartola afirma que acertou ao escolher o país

DE PEQUIM

Na cerimônia de encerramento da Olimpíada, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, chamou os Jogos de Pequim de "verdadeiramente excepcionais" e disse que o COI "acertou em sua escolha" de dar à China o direito de abrigar o evento.
Falou que "o mundo aprendeu mais sobre a China e a China aprendeu mais sobre o mundo". Já o presidente do Comitê Organizador de Pequim-08, Liu Qi, disse que "o povo chinês honrou os compromissos solenemente feitos". Organizações de direitos humanos acusaram o governo chinês de ampliar a repressão contra dissidentes.
"Os Jogos de Pequim testemunham o fato de que o mundo confia na China", disse Liu.
Mais simples que a de abertura, a cerimônia de encerramento teve centenas de percussionistas e figurantes com trajes iluminados por neon. Dois percussionistas foram içados por cabos, assim como dezenas de acrobatas que sobrevoaram o estádio -seres "voadores" comuns nas produções do cineasta Zhang Yimou, responsável pela direção artística.
Cada bandeira nacional foi levada por um atleta, o que fez o desfile ser mais ágil e curto que na festa de abertura. Maurren Maggi levou a bandeira do Brasil e sua medalha de ouro. Os atletas entraram em grandes grupos, sem divisão nacional.
No fim, uma torre humana foi armada emulando a forma da tocha olímpica, quando a chama se extinguia na pira.
Uma rara presença internacional entre os artistas foi a do tenor espanhol Plácido Domingo, que cantou junto com a soprano chinesa Song Zuying.
Toneladas de fogos de artifício e luxo visual foram acompanhados por conjunto pop chinês, que fechou a festa. Jackie Chan e Andy Lau cantaram, e os atletas permaneceram imóveis ao ritmo chinês moderno.
O contraste entre a perfeccionista Pequim e Londres, a próxima sede, já ficou exposto com a chegada do prefeito londrino, Boris Johnson, menos despenteado que de costume. Ao contrário dos formais líderes comunistas, o polêmico e bonachão prefeito chegou de paletó aberto, com o polegar estendido e dando soquinhos no ar com o punho fechado.
Os oito minutos de apresentação da próxima Olimpíada usaram típico ônibus de dois andares londrino como palco. Um grupo de dança contemporânea usando guarda-chuvas dançou ao som da cantora Leona Lewis e do guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page. Mas quem levantou a multidão foi Beckham. (RAUL JUSTE LORES)


Texto Anterior: Londres faz festa por 2012 e já tem despedida de Phelps como trunfo
Próximo Texto: Reunião há 2 meses pôs meninas no rumo certo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.