São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

barrados

Escândalo de manipulação de resultados na Turquia tira Fenerbahce, time dos brasileiros André Santos e Alex, da Copa dos Campeões

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Na véspera do sorteio dos grupos da Copa dos Campeões da Europa, o Fenerbahce foi excluído da competição.
O time, que conta com André Santos, lateral esquerdo frequente na seleção brasileira, Cristian, ex-Corinthians, e Alex, meia que foi ídolo do Palmeiras, acabou retirado da badalada liga por ser pivô de um gigantesco caso de manipulação de resultados.
O suposto esquema envolve 19 jogos da primeira e da segunda divisão turca, adiou o início da nova temporada e levou 30 pessoas à prisão, entre elas o presidente do Fenerbahce, Aziz Yildirim.
A polícia suspeita que o título nacional conquistado em maio pelo clube foi comprado. Entre os jogos investigados está a vitória por 4 a 3 sobre o Sivasspor, na última rodada, que lhe deu o troféu.
Esportivamente, o maior beneficiado pelo esquema seria o Fenerbahce. Mas redes de apostadores ilegais também teriam lucrado com a sequência de resultados que levou a equipe à conquista.
Para que time de Istambul conquistasse o título, os fraudadores teriam subornado cartolas e jogadores rivais.
As contratações do nigeriano Emmanuel Emenike e do meia Sezer Özturk também geraram dúvidas. Há suspeitas de que as transações foram prêmios recebidos pelo "bom comportamento" deles.
O Fenerbahce, que já foi dirigido pelos técnicos brasileiros Carlos Alberto Parreira e Zico, é o maior campeão do futebol turco, com 18 títulos.
A federação da Turquia (TFF) ainda não se pronunciou sobre se irá manter a conquista do clube e aplicar punições aos envolvidos. Anunciou que irá esperar o término das investigações para determinar como agirá.
O início da temporada turca, que estava previsto para o começo de agosto, foi adiado em um mês. A liga nacional espera que até lá o esquema já tenha sido esclarecido.
A Uefa preferiu não aguardar mais. A entidade europeia solicitou à TFF que o Fenerbahce abrisse mão de participar ou fosse desconvocado da Copa dos Campeões e ameaçou abrir uma investigação contra a federação turca se não fosse atendida.
A vaga do clube na fase de grupos da competição foi herdada pelo Trabzonspor, vice nacional, outro que está sendo investigado por participação no esquema fraudulento.
O time havia participado das fases preliminares da Copa dos Campeões e fora eliminado pelo Benfica na terceira rodada do qualifying.
Com a ida do Trabzonspor para o principal torneio continental, o Athletic Bilbao, que era seu rival na Liga Europa, avançou automaticamente para a próxima fase.


Texto Anterior: Foco: Chuva e frio não impedem fãs do vale-tudo de tietar na praia
Próximo Texto: Turcos trocam pontos corridos por mata-mata
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.