São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Doda aprende a respeitar o cavalo e avança no ranking

DOS ENVIADOS A GUADALAJARA

Rodrigo Pessoa ainda é o nome mais badalado do hipismo nacional. Mas quem lidera os brasileiros no ranking mundial hoje é Álvaro de Miranda Neto, o Doda, 38.
Radicado na Europa desde 1995, duas medalhas de bronze em Olimpíadas e marido de Athina Onassis, o cavaleiro afirma que, enfim, está conseguindo atingir os resultados com que sonhou.
Hoje, é o atleta do Brasil mais bem colocado do ranking mundial: 16º. Já foi 13º colocado neste ano. Campeão olímpico nos Jogos de Atenas-2004, Pessoa aparece apenas na 37ª posição.
"Estou vivendo um momento importante, fruto de muito trabalho. Aprendi muito com meu erros, e uma das maiores lições é respeitar o cavalo e tentar entender que, na maioria das vezes, a gente está errado e o cavalo está certo", declarou o atleta, que estreia amanhã nos saltos no Pan de Guadalajara.
Neste ano, Doda ganhou oito Grandes Prêmios de hipismo, torneios mundiais de primeira linha. No ano passado, haviam sido só dois.
Em parceria com Athina, neta e única herdeira de Aristóteles Onassis, Doda tem um centro de treinamento em Valkenswaard, na Holanda. Os dois moram em Bruxelas, na Bélgica, a meia hora de lá.
O brasileiro também investiu na preparação física, pedala diariamente e está mais rigoroso com a alimentação.
Após deixar de comer carboidratos à noite, Doda emagreceu quase 10 kg e diz estar se sentindo muito melhor.
"Tenho uma equipe excepcional e excelentes cavalos. Tudo isso, com a experiência que adquiri e a vontade de vencer, resultaram neste bom ano", disse Doda, que passou por baque pessoal neste ano.
Cibele Dorsa, mãe de sua filha, cometeu suicídio. Antes, escreveu carta para uma revista criticando o cavaleiro. Doda evita falar do assunto.
Athina também tem investido na carreira de atleta.
"Ela é uma pessoa com perseverança incrível. Por mais que tenha possibilidade de ter ótimos cavalos, ela nunca investiu em nada excepcional para ela mesma porque primeiro quer poder merecer esse 'cavalo-craque'", disse.
Athina é, atualmente, a amazona número 305 do ranking mundial. (MM E ML)



Texto Anterior: Basquete: Brasil perde 2 chances de cesta no fim e cai na semi
Próximo Texto: Sem Jade, equipe não vai ao pódio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.