São Paulo, quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo vai pagar novo laboratório antidoping

Ministério desenvolve lista de exigência para Ladetec

EDUARDO ARRUDA
DO PAINEL FC

JOSÉ EDUARDO MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O aporte financeiro do Ministério do Esporte ao Ladetec, único laboratório credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), está acompanhado de uma lista de exigências.
A partir de 2010, ainda sem divulgar valores, o ministério repassará recursos para construir novo prédio do laboratório no Rio e investir em modernização. A iniciativa está condicionada a um contrato de gestão do Ladetec, que terá de mostrar resultados periódicos.
A negociação está sendo feita entre o ministério e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, à qual está vinculado Ladetec.
"A [nossa] proposta sempre foi construir laboratório novo, como em Atenas e Pequim. E as nossas instalações são mais precárias do que as dessas cidades antes dos novos laboratórios", afirmou Francisco Radler, coordenador do Ladetec.
Ainda no pacote de mudanças está o valor cobrado pelos exames. Os testes no Brasil, um dos mais caros do mundo, custam R$ 530. Muitas confederações, inclusive, passaram a mandar as amostras para o exterior. O preço do teste no Canadá, por exemplo, é de R$ 273.
"Aumentar a área física do laboratório não muda o custo. Para diminuir o preço, o governo deve assumir [subsidiar] alguns aspectos", disse Eduardo De Rose, da área de controle de doping do Comitê Olímpico Brasileiro e membro da Wada.
A compra de equipamentos, porém, não é vista como solução. "Os equipamentos para a Olimpíada-2016 devem ser adquiridos em 2014, senão ficam ultrapassados", falou De Rose.
Para organizar a Copa-14 e a Olimpíada, o Brasil precisa ter laboratório credenciado pela Wada. O Ladetec usa o fato de ser o único com tal título no país como trunfo perante o governo. Mas ele ainda corre o risco de ser descredenciado pela Wada. No início do mês, uma equipe da agência internacional fez auditoria, e o resultado deve ser divulgado em breve.
Caso o laboratório perca o crédito, o acordo com o governo poderá ser desfeito. Hoje, o Ladetec sobrevive com a verba do futebol. Em 2008, dos 4.621 exames, 3.785 são do futebol.
Uma equipe da Wada participa de reunião hoje no DF e tem um encontro com os dirigentes do COB amanhã, no Rio. Na pauta, está ainda a criação da Agência Nacional Antidoping.


Texto Anterior: Palmeiras leva time para Itu a contragosto
Próximo Texto: Obrigação: Copa e jogos exigem instalação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.