São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

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Na NBA, site tem inimigo declarado

DA REPORTAGEM LOCAL

Embora a NBA ainda não tenha tomado medidas legais contra o YouTube, o site de compartilhamento de vídeos já tem um de seus principais dirigentes como inimigo declarado da iniciativa.
Segundo Mark Cuban, dono do Dallas, finalista da última temporada da NBA, só um "idiota" investiria em um site como o YouTube.
O dirigente, um dos fundadores da rede de alta definição HDNet, já disse que o endereço eletrônico seria "processado até a extinção" por causa da contínua violação de direitos autorais em filmes, clipes musicais e transmissões esportivas acessados livremente na internet.
"O YouTube é apenas uma companhia que está violando a lei", definiu Cuban, em encontro com um grupo de investidores em Nova York.
Para o mandatário do Dallas, a iniciativa tem data para ser encerrada.
"O único motivo pelo qual eles ainda não foram bombardeados com processos foi que ninguém com dinheiro suficiente entrou na Justiça reivindicando seus direitos sobre vídeos cujos direitos autorais são protegidos", acredita o dirigente.
Para evitar onerosos embates judiciais, o YouTube já entrou em acordo com alguns gigantes do setor de entretenimento dos EUA.
Há dois meses, o site acertou parcerias com as gravadoras Warner Music, Universal e Sony BMG. As companhias fornecem clipes de seus artistas em troca de pequena taxa e publicidade.
Por serem curtos e atraírem a atenção do público jovem, os clipes são alguns dos vídeos mais acessados pelos usuários do YouTube.
A composição com a Universal foi a mais complicada. Pouco antes de firmar compromisso, o presidente da gravadora, Doug Morris, fez acusações pesadas ao site.
"Eles são violadores de direitos autorais que nos devem dezenas de milhões de dólares", disse o empresário.
Algumas TVs também já concordaram em veicular o conteúdo de seus programas no site. É o caso da CBS e da NBC, principais emissoras abertas dos EUA.0 (ALF)


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