São Paulo, quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

COI e Fifa sofrem com novas sedes

ORGANIZAÇÃO
Eleitos para Copa e Olimpíada enfrentam problemas


DE SÃO PAULO

O COI (Comitê Olímpico Internacional) disse estar confiante na segurança dos Jogos de Inverno de Sochi-2014, após atentado terrorista no aeroporto de Moscou.
A Fifa reafirmou a intenção de mudar a data da Copa do Qatar, em 2022, para evitar o calor do Oriente Médio.
Desde que decidiram explorar novas fronteiras para Copas e Olimpíadas, as duas maiores entidades esportivas mundiais têm lidado com uma série de problemas.
Pequim-2008 gerou conflitos entre o COI e o governo chinês em relação à censura na internet. A África do Sul sofreu com atrasos em obras, com estádios prontos na última hora para a Copa-2010. As duas competições ocorreram sem grandes incidentes.
Mesmo a escolha de Londres, localizada no mundo desenvolvido, para os Jogos-12 gerou tensão. Pouco depois da eleição, houve atentado terrorista na cidade.
A história se repetiu com o Rio. Após o COI indicá-la para a Olimpíada-16, em 2009, uma onda de violência varreu a cidade, com confrontos entre traficantes e policiais.
O episódio se repetiu no final do ano passado. Em ambas as ocasiões, o comitê teve que emitir comunicados demonstrando confiança nas autoridades policiais do Rio.
Declarações de dirigentes da Fifa também minimizaram o efeito desses episódios na Copa do Mundo de 2014.
Agora, os dois se unem novamente em apoio à Rússia, onde um atentado suicida com bomba no aeroporto Domodedov, em Moscou, teve como resultado 35 mortos.
"Infelizmente, o terrorismo é um fenômeno global, e nenhuma região está livre. Essa é a razão porque a segurança é uma prioridade do COI", declarou o comitê.
Ao escolher uma sede em um país emergente, a Fifa, que também mostrou confiança nos russos, tem enfrentado mais problemas.
O presidente Joseph Blatter voltou a afirmar a intenção de mudar a Copa-22 para o início ou para o fim do ano para evitar o calor de 40C a 50C do Qatar no verão.
"Para a Fifa, se há a intenção de mudança no calendário por um ano, é possível fazer", declarou o dirigente.


Texto Anterior: Taekwondo: Fluminense acerta contratação de Natália Falavigna
Próximo Texto: Austrália e Japão fazem a final
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.