São Paulo, sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe treinará sob os olhares de estudantes da elite

DE JOHANNESBURGO

No hotel, privacidade total. No campo de treinamento, o barulho e a curiosidade de 700 adolescentes ávidos por conhecer a seleção. Durante pelo menos uma semana, o Brasil treinará no campo de uma escola de segundo grau em Johannesburgo, a Hoerskool Randburg, que estará em pleno funcionamento. As aulas só irão terminar em 9 de junho, dois dias antes do início da Copa.
"Os estudantes só falam em ter uma chance de conhecer os jogadores", disse o vice-diretor da escola, Tony Knoetze.
Para ter sossego, a CBF exigiu a construção de uma grande barreira em volta do campo, hoje usado para rúgbi e que será adaptado para o futebol. Os jogadores usarão uma entrada exclusiva. O detalhe é que bem ao lado da barreira há três prédios de tijolo aparente, utilizados para salas de aula, de onde será possível ver o campo. Tendem a se tornar arquibancadas improvisadas durante as sessões de treinamento.
A escola, a dez minutos do hotel que servirá de concentração, foi a segunda opção de Dunga para sediar os treinos da seleção. A primeira foi descartada por ser distante.
A Hoerskool ensina em africâner, língua derivada do holandês, falada sobretudo pela minoria branca. Os esportes ali praticados por garotos de 14 a 18 anos são rúgbi e críquete.
A mensalidade é considerada salgada para os padrões locais: 15 mil rands por ano (US$ 2.000). Mas o investimento compensa. A escola geralmente entra na lista das melhores de Johannesburgo. Mais de 90% dos alunos são brancos, alguns são mulatos e um ou outro é negro, pelo que a reportagem da Folha pôde constatar ontem.
A grama, hoje dura e típica do rúgbi, será trocada por outra, mais fofa. Refletores serão instalados, e os vestiários, atualmente em mau estado de conservação, serão reformados.
Uma sala de ginástica ficará à disposição dos jogadores, assim como uma piscina. A reforma toda sairá por US$ 500 mil, bancados pela Fifa. (FZ)

Texto Anterior: Dunga exige, e hotel terá até vidro contra curiosos
Próximo Texto: Liquidação: África coloca à venda mais ingressos com preço reduzido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.