São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reta final

Aos 95, Santos x Corinthians decide

Clássico paulista mais antigo beira um século com equipes reformuladas e ainda em busca de afirmação na temporada

Corintianos jogam para se segurar no grupo que vai às semifinais do Paulista, e santistas, 4 pontos atrás, para manter o sonho do tri

Fernando Santos/Folha Imagem
O técnico Leão, que precisa levar o Santos à vitória para se aproximar do G4 do Paulista, orienta treino para o jogo com o Corinthians

EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O clássico mais antigo do futebol paulista completa, nesta temporada, 95 anos. E hoje, às 21h45, na Vila Belmiro, pode ter seu único capítulo em 2008.
A comemoração de quase um século de duelos entre Corinthians e Santos, no entanto, ocorre num momento em que os dois clubes não vivenciam exatamente sua melhor fase.
A queda corintiana para a Série B e o desmanche do time santista montado por Vanderlei Luxemburgo fizeram as equipes sofrerem intensas reformulações. O resultado, se por vezes anima, não dá segurança para o torcedor.
Com só mais outras duas rodadas na primeira fase, quem perder hoje ficará em situação delicada na busca por um lugar nas semifinais do Estadual.
O Corinthians está na quarta posição, com 30 pontos, e o Santos é o sétimo, com 26. Ambos ainda não mostraram um futebol digno de suas camisas.
O primeiro jogo disputado entre eles foi em 6 de março de 1913. No Parque Antarctica, o Santos bateu o rival por 6 a 3, pelo Paulista. Na história do confronto, a vantagem é corintiana, com 116 vitórias, contra 91 dos santistas e 82 empates.
O alvinegro da capital, porém, não vence o rival pelo Estadual desde 2001. De lá para cá, fizeram 18 partidas, e os corintianos só ganharam três -todas pelo Brasileiro.
Hoje, além de decisivo, o jogo pode significar a primeira vitória em clássicos para um dos dois clubes. O Corinthians empatou com o São Paulo e perdeu para o Palmeiras. Os santistas perderam para o time tricolor e empataram com o alviverde.
O confronto desta noite pode significar também o último entre os dois nesta temporada, caso um deles não avance à próxima fase do Estadual. Mais do que isso, pode ser o último clássico do time do Parque São Jorge no ano, já que irá disputar a Segundona do Nacional.
"Profissional quer ser lembrado pelas vitórias. É o que vai ficar. E é o que eu quero diante do Santos, que é um rival tão histórico do Corinthians", prega Mano Menezes, ressaltando que sua equipe deve saber reconhecer suas limitações para vencer. "Se pensarmos diferente disso, teremos mais dificuldades", afirma o técnico.
Já Leão apóia-se na reação do Santos, que já freqüentou a zona da degola e agora sonha com a classificação, que pode render o tricampeonato.
"Se conseguimos seis vitórias sendo agressivos em campo, não podemos mudar. A defesa deles é boa, mas temos que nos impor na nossa casa", afirma.


Com MAURÍCIO EIRÓS, colaboração para a Folha, em Santos

Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Transpiração norteia clássico na Vila
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.