São Paulo, sábado, 26 de março de 2011

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FIA estipula limite para uso da asa móvel

DA ENVIADA A MELBOURNE

Para tentar deixar o uso da asa traseira móvel mais seguro aos pilotos, a FIA anunciou que ela não poderá ser acionada se o carro estiver usando pneus para chuva ou intermediários.
A medida é para evitar acidentes, já que durante os treinos livres ou de classificação o uso do dispositivo é liberado. Na corrida, ele só pode ser acionado se o piloto estiver a, no máximo, 1 segundo atrás do da frente e só num trecho da pista.
Como proporciona ganho de cerca de 12 km/h, os pilotos usam o sistema até em curvas, o que, teoricamente, não deveriam.
"Se você oferece um tempo grátis a qualquer piloto, mesmo que seja perigoso ele vai usar", disse Rubens Barrichello. "Estou usando direto. Tem algumas curvas que você chega a fazer meio de lado, mas vale a pena."
Outra medida foi estender a chamada "zona de ultrapassagem", única área em que os pilotos podem usar o dispositivo no GP.
A zona já tem uma listra pintada no chão e fica a pouco mais de 800 m da curva 1 na Austrália. (TC)


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