São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depois de "liderar" 23 voltas, piloto do safety car torce para não ir à pista

DA ENVIADA A SAKHIR

Depois de Jenson Button e Sebastian Vettel, os dois vencedores de GPs em 2009, Bernd Maylander é o piloto que mais voltas liderou nesta temporada da F-1. Bernd Maylander?
Aos 37 anos, o alemão é responsável por guiar o Mercedes--Benz SL 63 AMG, mais conhecido como safety car, nos finais de semana de corrida.
"O melhor do meu trabalho é que estou sempre na liderança, mas o ruim é que nunca venço", disse à Folha, em Sakhir.
Na função desde 2000, ele nunca teve tanto trabalho como neste início de ano -foi à pista nas três corridas. Na Austrália, culpa de acidentes. Na Malásia e na China, da chuva. Foram 23 voltas na frente. Button liderou 77, e Vettel, 49.
"A temporada tem sido especial para mim, mas tenho que pensar na segurança. Por isso nunca vou além do limite."
Em circuitos como Fuji e Monza, o Mercedes de Maylander pode atingir 280 km/h nas retas. No Bahrein, cerca de 240 km/h, velocidade que parece baixa para o padrão da F-1 -os carros ultrapassam 300 km/h.
O alemão segue rotina rígida nos finais de semana, com reuniões, treinos na pista e exercícios físicos. O momento de maior tensão é durante a prova, quando ele e o copiloto, Peter Tibbetts, ficam de prontidão à espera da hora de entrar.
"Temos duas pequenas telas dentro do carro, de onde vemos tudo", falou Maylander, que no Japão, em 2007, bateu seu recorde e "liderou" por 19 giros.
"Meu copiloto fala no rádio com a direção de prova e com o sistema de luzes [que dá indicações aos pilotos]. É muito importante, quatro olhos e quatro ouvidos funcionam melhor que dois. E, quando não acontece nada, é bom ter alguém para falar sobre a vida."
Mas se engana quem pensa que ele é um piloto de F-1 frustrado. "Sempre me diverti tanto guiando na DTM [campeonato de turismo da Alemanha] que nunca pensei nisso", disse.
Estar na F-1 já rendeu algumas "mordomias" a Maylander. "Casei-me oito dias depois do GP de Monza, em 2006, e tinha de saber a previsão do tempo, a minha não era muito precisa. Pedi, então, ajuda aos meteorologistas da FIA."
Se depender do grupo que afirmou -e acertou- que não choveria em seu casamento, Maylander não deve ter de trabalhar hoje no Bahrein.
"As melhores corridas são aquelas em que não faço nada. Tenho "feeling" de que aqui será assim. Se bem que há quem diga que pode acontecer uma tempestade de areia..." (TC)


Texto Anterior: Brawn fará sua pior largada desde estreia
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.