São Paulo, domingo, 26 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Técnicos prometem atacar, mas atletas dizem que ordem é defender
Corinthians e Lusa adotam jogo da mentira na decisão

MAÉRCIO SANTAMARINA
FERNANDO MELLO
da Reportagem Local

Os técnicos Wanderley Luxemburgo, do Corinthians, e Candinho, da Lusa, resolveram usar como estratégia o "jogo da mentira" para a partida que vai decidir uma vaga para a final do Campeonato Paulista, hoje, às 16h, no estádio do Morumbi.
Enquanto eles prometem times ofensivos, em um jogo aberto, atletas das duas equipes afirmam que a orientação é justamente o contrário. Além disso, os dois treinadores resolveram manter mistério sobre a escalação.
Com a vantagem de jogar pelo empate -obtida por ter sido um dos dois times de melhor campanha na segunda fase do torneio-, o Corinthians deve priorizar a defesa e a marcação no meio-campo.
"A ordem é para segurarmos um pouco o jogo. O Corinthians não vai jogar aquele futebol ofensivo da última partida para que a Lusa não tire proveito disso", afirmou o atacante Mirandinha.
Para o zagueiro Cris, "quem tem que sair para o jogo é a Lusa".
A Lusa, para evitar tomar gols e ficar em desvantagem maior ainda, também deve priorizar a defesa e tentar aproveitar os erros do Corinthians para contra-atacar.
"A ordem do Candinho é para não haver desespero no ataque, indo todo mundo para a frente só porque precisamos da vitória. Ele quer uma defesa forte, que saia rápido nos contra-ataques", disse o zagueiro César, da Lusa.
O atacante Aílton, autor do gol no empate de 1 a 1 no primeiro confronto das semifinais entre os dois times e que deve começar a partida de hoje como titular, afirmou que a Lusa terá que estudar bem o jogo antes de ir ao ataque.
O discurso dos técnicos é diferente. "O Corinthians tem uma característica ofensiva e vai atacar", afirmou Luxemburgo. "O jogo é decisivo e vamos ter que nos arriscar mais", disse Candinho.
O técnico da Lusa chegou a cogitar a escalação de três atacantes durante a semana, mas no último treino testou uma formação com três volantes (meias defensivos).
Luxemburgo, que usou os atacantes Didi e Mirandinha na última quinta-feira, contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, não descartou a permanência da dupla.
No mistério sobre as escalações para o jogo de hoje, Candinho pretende levar vantagem. Como o Corinthians tem o mando de jogo e, por isso, terá que afixar primeiro sua escalação no mural do Morumbi, Candinho vai esperar o adversário para definir a sua equipe.
NA TV - ESPN Brasil e Sportv, às 16h, ao vivo



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.