São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Técnico do Brasil tira Élber e escala Amoroso junto com o aprovado França para partida no estádio de Wembley
Luxemburgo muda o ataque de novo contra a Inglaterra

RICARDO GRINBAUM
DE LONDRES

O Brasil vai entrar em campo amanhã contra a Inglaterra com uma nova dupla de ataque e sem o lateral-esquerdo Roberto Carlos, que está machucado e ficará no banco de reservas.
Depois de sua boa atuação contra o País de Gales, na terça-feira, França, artilheiro do Campeonato Paulista-2000, ganhou a vaga de Élber no ataque e atuará ao lado de Amoroso, que se incorporou ao time depois de jogar uma partida decisiva pelo seu clube, o Parma. Será a primeira vez que os dois jogam juntos.
"O França foi bem no jogo passado. Se não escalar o jogador num jogo como o de sábado como vou poder testá-lo?", perguntou o técnico Wanderley Luxemburgo, depois de comandar treino no estádio de Wembley.
A outra surpresa da escalação foi a ausência de Roberto Carlos. Ao se apresentar ontem à seleção, na cidade de Saint Albans, vizinha a Londres, o lateral-esquerdo do Real Madrid se queixou de uma dor no joelho direito.
Roberto Carlos havia jogado a decisão da Copa dos Campeões da Europa na quarta-feira, contra o Valencia, e disse que estava sentido dores de uma antiga tendinite no joelho, além de a coxa esquerda também estar dolorida.
O jogador pediu para ser liberado para participar das comemorações do Real Madrid pela conquista do título. "Como sou um dos quatro capitães do time, o presidente do Real Madrid pediu para que eu participasse da entrega do troféu", explicou o lateral, que conquistou o título do principal torneio europeu de clubes pela segunda vez na sua carreira.
Luxemburgo o liberou e Roberto Carlos se comprometeu a fazer uma maratona aérea para voltar à seleção. Ainda ontem, ele voltou a capital espanhola e viajará de volta a Londres hoje.
No jogo de amanhã, o lateral ficará no banco de reservas e até poderá entrar no meio da partida caso seja necessário porque o problema no joelho não é grave. "Se fosse uma decisão, ele entraria jogando", disse Luxemburgo.
Silvinho, que estreou na seleção na terça-feira, vai substituir Roberto Carlos. Lateral do Arsenal, da Inglaterra, Silvinho já está acostumado a jogar em Wembley. "Evidente que todo jogador quer estar na seleção e aqui terá um gosto especial", disse Silvinho.
A seleção, que não terá outras mudanças além da entrada de Amoroso no ataque, fará um dos últimos jogos antes que Wembley seja praticamente demolido para a construção de um estádio mais moderno.
O ataque tem variado muito a cada jogo, mas a defesa é praticamente a mesma das últimas partidas. Cafu, Antônio Carlos e Aldair jogam juntos há mais de três anos no Roma e têm se firmado no time principal de Luxemburgo.
"Não basta a defesa estar entrosada se o resto do time não teve tempo para treinar. É preciso de tempo para que o jogador de meio-campo ou do ataque saiba quem marcar num escanteio, por exemplo", disse Antônio Carlos.
Além do setor defensivo, o meio-campo do time de Wanderley Luxemburgo também vem mudando pouco.
Na partida de amanhã, por exemplo, o único titular do setor que não irá atuar é Vampeta, que ficou no Brasil jogando pelo seu clube, o Corinthians.
Emerson, Rivaldo e Zé Roberto, confirmados para o encontro em Wembley, são titulares do time de Luxemburgo desde a conquista da Copa América do ano passado.
A seleção espera enfrentar um time que toca a bola rápido e parte para o ataque em velocidade. Os jogadores acreditam até que o gramado será molhado antes da partida para que a bola deslize com ainda mais velocidade, o que pode ajudar à Inglaterra.
"Como a bola corre muito, nós também temos que tomar mais cuidado para acertar os passes", disse o volante César Sampaio. "Vai ser um jogo muito difícil."
É a mesma opinião do zagueiro Antônio Carlos: "Vamos enfrentar uma das três melhores seleções da Europa, ao lado da Holanda e da Espanha. Não é fácil", disse o jogador.


Texto Anterior: Futebol: Parceria no Atlético-MG tenta equilibrar finanças
Próximo Texto: Adversário faz testes e terá dois desfalques
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.