São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Por título inédito, seleção cresce e convoca mais velhas

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

Para vencer as grandalhonas norte-americanas, alemãs e norueguesas, a seleção cresceu e ficou mais velha.
As 25 jogadoras pré-convocadas (quatro serão cortadas) ontem pelo técnico Kleiton Lima para a Copa do Mundo da Alemanha, em junho e julho, têm, em média, 1,69 m de altura e 26,2 anos.
A julgar pelo que se viu nos Mundiais anteriores, os números são consideráveis.
Na Copa da China, em 2007, e nos EUA, em 2003, o grupo brasileiro tinha 1,67 m de altura e 25,4 anos, em média. No Mundial de 1999, o número não passava de 1,64 m e idade média de 21,4.
Em 2007, o time brasileiro tinha apenas uma atleta com mais de 1,71 m. Desta vez, 12 garotas ultrapassam a marca. O aumento desses números não foi por acaso.
"Nossa atleta mais alta tem 1,81 m de altura. Na Suécia, a média é de 1,75 m para cima. Na Alemanha e na Noruega, idem. A gente tem essa dificuldade de formar atletas com perfil defensivo, jogadoras altas", disse Kleiton.
Aumentar a força das brasileiras virou uma das prioridades da comissão técnica.
Pois se o Brasil sempre teve um time leve e habilidoso, liderado pela "gigante" Marta (1,62 m), o sistema defensivo sempre penou contra americanas e europeias.
Basta ver que o Brasil perdeu para Estados Unidos e Alemanha nas últimas decisões de Olimpíada e Copa.
"Damos ênfase no trabalho de impulso, bola aérea. Elas trabalham saltos, para atingir o mesmo nível na hora de disputar por cima com as europeias", disse Kleiton.
A experiência para, enfim, vencer uma competição desse porte também pesou nas escolhas do treinador.
Apesar do discurso de renovação, 11 atletas que participaram da última Copa, quando o Brasil foi vice, estão nesta lista de 25 atletas.
No ano passado, Dunga levou oito jogadores remanescentes do Mundial anterior.


Texto Anterior: 2016: Na Câmara, Paes tenta acabar com limites à APO
Próximo Texto: Denúncia de corrupção atinge opositor de Blatter
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.