São Paulo, terça-feira, 26 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia proíbe fumo na Copa-2002

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O fumo será proibido nos estádios sul-coreanos na Copa do Mundo de 2002. O anúncio oficial da proibição foi feito ontem por representantes do Ministério do Meio Ambiente da Coréia do Sul.
A decisão de vetar o cigarro nos estádios do Mundial teve o apoio da Fifa, a entidade que controla o futebol, e da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A Copa de 2002 vai começar no dia 31 de maio. A data vai marcar o lançamento oficial de uma campanha antitabagista da Fifa.
""O dia 31 de maio é a data da campanha mundial contra o fumo da OMS, que sugeriu à Fifa a proibição do cigarro nos estádios", disse Lin Byung-Taik, porta-voz do Kowoc, o comitê organizador sul-coreano do Mundial.
Os japoneses não aderiram até agora à campanha antitabagista. O comitê organizador japonês sugeriu a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, mas a Fifa, segundo seu secretário-geral, Michel Zen-Ruffinen, já confirmou a comercialização de cerveja, bebida com pouco teor alcoólico, nos estádios da Copa do ano que vem.
A posição de sul-coreanos e japoneses em relação ao fumo e à venda de bebidas alcoólicas mostra mais uma vez o descompasso entre os países anfitriões do primeiro Mundial do século 21.
A iniciativa japonesa de brecar a venda de bebidas alcoólicas nos estádios tinha objetivo de evitar brigas entre torcedores e casos de vandalismo durante o Mundial.
A proibição do fumo deve afetar alguns treinadores no Mundial, como Jose Antonio Camacho, Antonio Oliveira e Oleg Romantsev, técnicos de Espanha, Portugal e Rússia, respectivamente.
Também diversas personalidades ligadas à Fifa e aos patrocinadores da Copa do Mundo não deverão fumar nos estádios.
O ex-jogador holandês Johan Cruyff, que abandonou o fumo depois de sofrer sérios problemas cardíacos, poderá ajudar a Fifa em sua campanha antitabagista.
A Fifa já fez algumas inspeções nos estádios que serão utilizados na primeira Copa realizada no continente asiático. Só um estádio sul-coreano preocupa a entidade que rege o futebol devido ao atraso nas obras.
A Copa das Confederações, torneio que serviu como ""laboratório" para o Mundial de 2002 -foi jogada na Coréia do Sul e no Japão-, foi considerada um sucesso pela Fifa. Não houve problemas nos estádios. A única decepção ficou por conta do público, que não demonstrou grande interesse no torneio, que contou com a participação de França e Brasil, as duas seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Treinador posa de "Cilinho uruguaio"
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.