São Paulo, terça-feira, 26 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Suíça é a quarta cabeça-de-chave nº 1 a cair na 1ª rodada de Wimbledon

Hingis coleciona 10º fiasco seguido em Grand Slams

DA REDAÇÃO

Em pouco mais de uma hora, Virgínia Ruano conseguiu tornar-se a maior surpresa do primeiro dia do Torneio de Wimbledon. A espanhola eliminou a número um do mundo, a suíça Martina Hingis, por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 6/2), em 65 minutos de jogo.
Hingis, campeã da competição de 1997, não conseguiu superar o jogo paciente de Ruano, apenas a 83ª do ranking da WTA, entidade que controla o tênis feminino.
Foi a quarta vez na história do torneio de simples feminino, que começou a ser disputado em 1884, que a principal cabeça-de-chave é eliminada na primeira rodada de Wimbledon. Da última vez em que isso ocorrera, em 1999, a vítima havia sido a própria Hingis, derrotada por Jelena Dokic.
"Não posso esboçar nenhuma desculpa", disse Hingis, abatida, após o jogo. "Virgínia jogou uma grande partida, e tenho que dar a ela todo o crédito do mundo", completou a suíça, que vencera Ruano nas outras três vezes em que se enfrentaram.
Mesmo afirmando que sua derrota de ontem não admitia desculpas, Hingis esboçou uma justificativa para o fracasso ao reclamar de uma tendinite no ombro.
"Isso não permitiu que eu me preparasse para o torneio como deveria", afirmou ela.
A eliminação precoce na grama inglesa fez com que a principal tenista do circuito ficasse de fora de mais um torneio de Grand Slam.
Hingis não levanta a taça de uma das quatro competições mais importantes do calendário do tênis desde o Aberto da Austrália, no começo de 1999. Foi o décimo fracasso seguido da suíça nesse tipo de competição.
O desempenho neste ano não tem sido dos melhores. A suíça não ganha um torneio desde a vitória em Dubai, nos Emirados Árabes, há exatos quatro meses. Em 2000, a tenista já venceu outras duas competições: em Sydney (Austrália), em janeiro, e Doha (Qatar), no mês seguinte.
Mesmo com o desempenho pífio dos últimos meses, Hingis se mantém na liderança do ranking, que foi divulgado ontem pela WTA. A suíça está com 5.681 pontos e conserva a ponta desde 22 de maio do ano passado. Ao todo, na carreira, a tenista esteve à frente na classificação em 196 semanas.
A vitória na estréia deixou Virgínia Ruano bem confiante. A tenista que, neste ano, já levantou as taças dos torneios de duplas e de duplas mistas em Roland Garros, comemorou a façanha de ontem como se fosse um título.
"Agora sinto que posso ganhar de qualquer adversária. Minha confiança cresceu muito", afirmou a espanhola, que enfrenta a russa Lina Krasnoroutskaya pela segunda rodada do torneio.
Foi a segunda vez que Ruano surpreendeu na grama de Wimbledon. Há três anos, a espanhola eliminou Serena Williams.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Futebol - José Roberto Torero: Assistindo com o inimigo
Próximo Texto: Sem técnico, Meligeni estréia contra argentino
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.