São Paulo, sábado, 26 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Monitor ajuda ciclista a chegar ao fim da prova

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando iniciar a prova, a visão de Adejair Cordeiro ficará a cargo do professor de educação física César Munir, 32. Ele é o guia do ciclista. A ele compete movimentar o guidão, trocar as marchas da bicicleta, descrever para o companheiro o circuito e informá-lo das manobras.
Como os pedais dos dois rodam na mesma velocidade, é necessário que eles mantenham o mesmo ritmo de pedaladas. "Desenvolvemos uns códigos, com palavras-chave, para reagirmos rápido aos imprevistos da trilha", conta Munir.
Ele diz que uma das maiores dificuldades da dupla é encontrar uma mountain bike adaptada para deficientes visuais. "No exterior, há bicicletas de velocidade para cegos. Já as de mountain bike eu só vi uma vez em um catálogo americano."
A bicicleta de Adejair é adaptada de forma artesanal. A dupla leva o quadro -o "corpo" da bicicleta- para que um mecânico faça adaptações.
"Nossa bicicleta está ótima. Tem 12 marchas e funciona bem. Acho que não teremos problemas para completar a prova", declarou Adejair, lembrando que sua máquina custou bem menos do que os cerca de R$ 9.000 de uma bicicleta de velocidade de fábrica. (LF)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Vôlei: Sob efeito do cansaço, Brasil pega a Grécia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.