São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha faz Turquia beber do próprio veneno

Lahm marca aos 45min do 2º tempo e põe tricampeões na decisão da Eurocopa

Turcos, que vinham de dois triunfos construídos nos acréscimos, empatam a partida a 4 minutos do fim, mas não impedem os 3 a 2

DA REPORTAGEM LOCAL

A Turquia despachou tchecos e croatas da Eurocopa-08 com gols marcados nos instantes derradeiros das partidas.
O alemão Lahm, aos 45min do segundo tempo, fez a equipe vermelha experimentar esse mesmo dissabor quando anotou o tento que colocou a tricampeã continental na final da Euro e tirou a predestinada seleção turca do caminho da taça.
"Depois do empate turco, a equipe reagiu bem e mostrou que tem moral", afirmou o técnico alemão, Joachim Löw.
O centroavante Senturk ainda tentou provar a mais uma seleção no campeonato que a Turquia nunca desiste. Aos 41min do segundo tempo, ele completou cruzamento feito por Sabri, pela direita, e empatou o confronto em 2 a 2 -o jogo iria para a prorrogação.
Na primeira fase, os turcos eliminaram a República Tcheca, que vencia a partida por 2 a 1, com dois gols de Nihat -ontem, ele não jogou devido a uma lesão-, aos 42min e aos 44min da etapa complementar.
Nas quartas-de-final, ante a Croácia, a façanha foi ainda mais extraordinária.
Depois do empate sem gols no tempo normal, a Turquia sofreu um gol aos 14min do segundo tempo da prorrogação. Três minutos mais tarde, Senturk igualou o duelo e levou os turcos para a disputa das penalidades, vencida por 3 a 1.
Ontem, porém, a torcida presente ao estádio St. Jakob Park viu a sorte mudar de lado com o gol do lateral-esquerdo Lahm.
"É um dos momentos mais belos da minha carreira. A Turquia acreditou na vitória e nos dificultou a vida. Tivemos de lutar até o final", disse Lahm, o herói da seleção alemã.
Campeã em 1972, 1980 e 1996, a Alemanha vai disputar sua sexta final de Eurocopa contra o ganhador de Espanha x Rússia, que ocorre hoje.
Para chegar à decisão da atual edição, os alemães aproveitaram-se do desequilíbrio apresentado entre os setores defensivo e ofensivo dos turcos.
Liderada pelo meia Altintop, do Bayern de Munique, a Turquia surpreendeu com ataques constantes contra o inconstante goleiro Lehmann, que errou muito nas saídas do gol.
Em um desses erros, Boral, aos 22min, ficou com o rebote do travessão e bateu entre as pernas do arqueiro para marcar. Quatro minutos depois, Schweinsteiger igualou o placar ao completar cruzamento de Podolski pela esquerda.
Com os espaços deixados pela marcação turca, a Alemanha se impôs no segundo tempo e virou o jogo com Klose, de cabeça, aproveitando saída errada do goleiro Rustu.
Depois do gol de empate turco, o tento da vitória alemã nasceu da tabela entre Lahm e Hitzlsperger, concluída pelo primeiro na saída de Rustu.
"Tática e tecnicamente estivemos em um nível muito alto. Creio que superior ao do rival", lamentou o treinador turco, Fatih Terim, após a partida. Ele já anunciou que dificilmente permanecerá no cargo.
Por causa de um temporal, a transmissão pela TV foi interrompida durante os últimos 15 minutos do confronto.


Texto Anterior: Técnico do Avaí "antecipa" volta do Corinthians
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.