São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO OHATA (interino) - painelfc.folha@uol.com.br

Única saída

Em palestra, Dagoberto dos Santos, do Clube dos 13, defendeu que a entidade lidere movimento para a formação de uma liga. A associação organizaria um Brasileiro independente da CBF. O executivo disse que ""ou o C13 vira liga ou morre". Deixou nas entrelinhas que a CBF deveria se preocupar só com a seleção. Fábio Koff, o presidente do C13, declarou que as opiniões da entidade são dadas só depois de decisões da Assembleia Geral e que virar liga "não está em discussão". E saudou a CBF pela organização dos torneios.

Palpite. Quem esteve no encontro diz que Dagoberto deu seu pitaco na polêmica questão do parentesco de Ricardo Gomes e Ricardo Teixeira. Opinou que foi por isso que o técnico foi contratado.

Mal interpretado. Dagoberto reconhece que esses assuntos foram discutidos durante a reunião, mas que os ouvintes reuniram diversos fragmentos de sua fala e formularam um novo discurso.

Eclético. O cartola argumenta que esses temas não faziam parte de sua apresentação e que só foram tocados graças às questões do público.

Valorizados. Decisões do trio de arbitragem serão soberanas, salvo infrações graves que passarem despercebidas. Essa é uma das principais resoluções da Comissão de Estudos Jurídicos do Ministério do Esporte, liderada por Wladimir Camargo, que trabalha reforma do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Isonomia. Outra resolução é a perda do direito do duplo voto pelos presidentes dos tribunais do esporte. Texto com as mudanças será enviado ao ministro Orlando Silva Jr. e passará por consulta pública até que o Conselho Nacional do Esporte o aprove ou não.

Zebras. Danny Jordaan, presidente do comitê organizador da Copa-10, classificou esta Copa das Confederações como a edição das surpresas. Apontou para a eliminação da Itália e para a desclassificação da Espanha pelos EUA.

Secador. E, antes do jogo com o Brasil, já dizia: ""E por que não mais uma zebra?".

Estocada. Spike Lee soltou provocação quando jornalista se identificou como espanhol, em Cannes. ""Vocês ficam tomando sangria e dizendo que são os melhores, mas só os jogadores determinam quem ganha", declarou ele, em alusão à queda da Espanha na Copa das Confederações.

Sem chance. O cineasta americano provocou os brasileiros: ""Sem chance no domingo? Vamos ver. Vocês ainda não venceram", afirmou, sobre a final de domingo.

Homenagem. Falta apenas a sanção do governador José Serra para que Ayrton Senna tenha seu nome anexado à estação de metrô Jardim São Paulo, onde passou parte de sua vida. Projeto do deputado Campos Machado (PTB) foi aprovado esta semana.


Colaboraram EDUARDO ARRUDA, enviado especial a Johannesburgo, e CRISTIANE BARBIERI, enviada especial a Cannes

Dividida

"Se eles jogaram com colhões e não se classificaram, é porque trocaram as bolas"

De FAUSTO NISTAL, conselheiro palmeirense, ao ironizar declaração do presidente do clube, Luiz Gonzaga Belluzzo, depois da desclassificação do time na Libertadores da América


Próximo Texto: Substituição improvável coloca seleção na final
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.