São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mundial reserva arenas grandes ao Brasil

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

Se os jogadores brasileiros reclamam das barulhentas vuvuzelas, as cornetas que simbolizam os torcedores sul-africanos, no ano que vem, durante a Copa do Mundo, o zumbido deve ser pior. O Brasil só irá atuar nos maiores estádios do país.
A afirmação foi feita por Danny Jordaan, presidente do COL (Comitê Organizador Local). Segundo ele, não haverá sedes fixas no Mundial.
Isso significa que as seleções jogarão a primeira fase em cidades diferentes. "As grandes seleções, como o Brasil, jogarão em sedes com estádios grandes. Esse é o nosso plano", declarou Jordaan ontem à Folha no Ellis Park, em Johannesburgo.
Pela lógica de Jordaan, o Brasil, que ainda não está matematicamente classificado para a Copa, pode ser o cabeça de chave do Grupo E e fará seus jogos nas três maiores arenas.
As sedes serão Durban e Cidade do Cabo, ambas com estádios para 70 mil pessoas, além do Soccer City, em Johannesburgo, o maior do país, com ao menos 92 mil lugares.
Segundo Jordaan, a possibilidade que foi ventilada de a África ter sedes fixas por conta dos problemas de deslocamento é "absurda". O presidente da Fifa, Joseph Blatter, questionado sobre o assunto, disse que essa era uma "ideia", mas não se estendeu na questão.
Ele afirmou que o sistema de transportes precisa de "ajustes", mas que o governo sul- -africano terá gasto um total de US$ 75 bilhões (cerca de R$ 147 bilhões) em obras de infraestrutura até o início do torneio, em 11 de junho de 2010.
"Não acredito que teremos problemas de deslocamento porque as sedes, em boa parte, estão próximas umas às outras", disse o presidente do COL. Das nove sedes da Copa, cinco estão num raio de 420 km de Johannesburgo, também sede e principal centro do Mundial. As outras três (Cidade do Cabo, Porto Elizabeth e Durban), cidades litorâneas, também ficam próximas umas das outras. No país, as estradas estão em boas condições e é fácil percorrê-las de carro.
O sorteio dos grupos do Mundial será no dia 4 de dezembro, na Cidade do Cabo.
Os organizadores já comemoram os primeiros cinco classificados, principalmente Japão e Austrália, que devem atrair muitos turistas. A expectativa é a de que cerca de 450 mil estrangeiros visitem a África do Sul durante o Mundial do ano que vem. (EAR E PC)


Texto Anterior: Estatística: Brasileiros esquecem fair play
Próximo Texto: Polícia investiga suposto racismo na Libertadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.