São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Do Pacífico ao Atlântico


Octogenário, big rider e brasileiros disputam a RAAM, a mais exaustiva prova ciclística do mundo

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

HOJE DEVEM chegar os primeiros vencedores da Race Across America (RAAM).
Vencedores, no plural, não só porque são diversas categorias mas porque qualquer um que completar os 5.000 quilômetros da prova ciclística que corta os EUA, de costa a costa, deve ser visto como campeão.
Desafio antigo, o roteiro foi cumprido pela primeira vez em 1887, quando George Nellis, numa bike tracionada pela roda dianteira e seguindo os trilhos de trem, levou 80 dias. Nos anos 70, John Marino foi quem levou a sério o desafio, e em 1982, com quatro competidores, a prova foi instituída.
A largada deste ano começou no dia 16, com a categoria solo feminina e homens com mais de 60 anos, e seguiu até o dia 20, com as duplas e os times de quatro e oito atletas.
Prova disputada contra o relógio, sem interrupções (dorme quem e quanto quiser), as primeiras equipes começam a chegar após seis dias, e os solistas, após nove.
Lew Meyer, 85, é o mais velho, numa equipe cuja média de idade é 75 anos. O surfista big rider Laird Hamilton integrou o Team Surfing até ontem, quando um acidente tirou o time da prova. "Vencendo Desafios" é o nome do time brasileiro, com Marcio Milan, Ricardo Arap, Marco Aurélio e Eduardo Gasperini.
E é no desafio máximo da corrida, a categoria solo, que o bicho pega.
Poucos minutos separam o líder, o esloveno tetracampeão da prova Jure Robic, do suíço Dani Wyss. O brasileiro Cláudio Clarindo, primeiro latino-americano a completar a prova (2006), estava em sétimo.
No feminino, a disputa está melhor, em especial para nós, brasileiros. Daniela Genovesi, 41, revezava a liderança com a americana Janet Christiansen. Quando uma para para descansar, a outra assume a ponta.
Dani tem três filhos, foi campeã mundial de jiu-jítsu e brasileira de bodyboard e há oito anos passou a pedalar. Classificou-se para a RAAM ao vencer o Desafio 24h em Fortaleza, e da honrosa pretensão de se tornar a primeira latina a completar a prova pode acabar não só no primeiro lugar como nova recordista.

MUNDIAL DE SURFE - WCT
Amanhã, primeiro dia de espera para o Hang Loose SC Pro, são aguardadas grandes ondas em Imbituba. A quarta etapa será no formato tradicional, com repescagem. Kelly Slater confirmou presença e mais quatro brasileiros reforçam o "time".

ETAPA NÔMADE
Peniche, Portugal, será o palco do Rip Curl Search 2009, a nona etapa do WCT, de 19 a 28 de outubro.

BIG SURFE
As triagens para o Red Nose Tow In, com período de espera de julho a novembro, estão confirmadas para domingo, em Maresias.

sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Basquete: Cleveland terá Shaquille O'Neal
Próximo Texto: Xico Sá: Congratuleixons, seu Joel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.