São Paulo, domingo, 26 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Piloto deve se recuperar em até 6 semanas

DA REPORTAGEM LOCAL

O choque entre a mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello e o capacete de Felipe Massa provocou uma concussão no piloto da Ferrari.
Nesse tipo de traumatismo, o cérebro se move dentro do crânio, chegando a rotacionar.
"Entre os traumatismos cranioencefálicos, a concussão é a mais leve. A recuperação é completa", disse Dino Altman, diretor médico do GP Brasil.
Segundo Altman, que viajou com a família do piloto para Budapeste, o tempo de recuperação, nesses casos, pode variar de duas a seis semanas.
A excitação de Massa, que logo após o acidente mexia muito os braços e as pernas e falava sem parar, pode indicar efeito do impacto sobre área do cérebro ligada às emoções.
"O fato de [o paciente] estar conversando indica bom prognóstico", diz o traumatologista André Pedrinelli, especializado em medicina esportiva.
Pedrinelli explica que a sedação, como a que o piloto recebeu, faz baixar a atividade cerebral. Como o paciente fica em estado semelhante ao de um sono profundo, o cérebro precisa de menos energia e, assim, não sofre com possível falta de irrigação, que poderia provocar desequilíbrio químico, afetando alguma área do órgão.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "Pela primeira vez na vida, não vi o treino"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.