São Paulo, domingo, 26 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Campeã moral' do Paulista, Lusa apenas apara as laterais

RODRIGO BUENO
da Reportagem Local

"Campeã Paulista (Moral) Futebol Profissional 1998".
Essa inscrição, que está no endereço da Lusa na Internet (www.lusa.net), serve de justificativa para a manutenção da equipe que foi vítima do juiz argentino Javier Castrilli no primeiro semestre.
O técnico Candinho mantém para o Brasileiro praticamente o mesmo time que, ao ser eliminado pelo Corinthians nas semifinais do Paulista-98, deixou o gramado do Morumbi em prantos depois de o árbitro ter anotado dois pênaltis duvidosos contra a equipe.
O único reforço do time, que enfrenta hoje o América-MG no estádio do Canindé, às 16h, é o lateral-esquerdo Cássio, que já passou por Vasco, Santos e Guarani.
O jogador, porém, não tem sua documentação regularizada na CBF e não está em condições de jogo. Augusto segue ocupando a lateral esquerda da equipe.
Ao valorizar os jogadores que fizeram boa campanha no Paulista, a diretoria da Lusa aproveitou ainda para economizar.
"Nós mantemos a base do Paulista. Eu pedi mais uns dois ou três jogadores, mas as dificuldades são grandes", disse Candinho.
No primeiro semestre, os reforços foram raros. O nome de maior impacto que chegou ao clube foi o lateral-direito Deci.
Diante disso, o treinador confia em uma boa campanha no Brasileiro, mas mantém os pés no chão. "Esperamos ficar entre os oito (times que passam aos playoffs)."
Candinho não revelou a escalação de sua equipe para a partida de hoje, até porque o meia Aílton só acertou sua renovação de contrato nesta sexta-feira.
Os destaques do time são o goleiro Fabiano, que brilhou nas semifinais do Paulista, o zagueiro César, que já foi convocado para a seleção brasileira, e o atacante Evair, o mais experiente do time.
Outra esperança da Lusa é o atacante Leandro, que chegou a ser sondado por clubes alemães.

O adversário
A defesa do América-MG treinou nos últimos dias várias jogadas simulando o esquema tático do adversário paulista.
Segundo o goleiro Gilberto, o técnico do América, Hélio dos Anjos, passou informações para a defesa sobre como a Lusa joga e exigiu atenção dos zagueiros.
"Nós trabalhamos muito o posicionamento em jogadas de bola parada, já prevendo o que vamos enfrentar no Canindé", disse.
As falhas apresentadas na goleada de 3 a 0 sofrida para o Goiás, em amistoso há uma semana, aumentaram a preocupação do treinador com sua zaga. Segundo o técnico, o objetivo do clube é se classificar para a segunda etapa do Brasileiro.
Para isso, ele vem armando um esquema 4-5-1 bastante defensivo.
Contra a Lusa, o centroavante Milton deve ficar isolado à frente, com o time mineiro explorando a velocidade do meia-atacante Rinaldo nos contra-ataques.
O meia Marco Antônio Boiadeiro não gostou da tática da equipe e foi demitido na quinta-feira.


Colaborou a Agência Folha em Belo Horizonte


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.