São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM 2

Maior campeão, paranaense diz que agora só falta Pan-07

DOS ENVIADOS A ATENAS

Emanuel Fernando Scheffer Rego, 31, enterrou ontem a fama de "pipoqueiro" em Jogos Olímpicos ao fechar a "tríplice coroa" do vôlei de praia -já havia sido campeão mundial e do Circuito Mundial.
"Os desafios movem minha carreira. Completei todos, menos um. Quero ser campeão pan-americano no Rio, em 2007", disse o paranaense de Curitiba, que afirmou que não tentou um título de um Pan anteriormente porque tinha de comparecer a todas as etapas do Circuito, a fim de assegurar vaga na Olimpíada -o ouro agora muda tudo.
Emanuel jogava vôlei indoor até 1991, quando mudou para as areias. "Era jogador de meio, não ia ter muitas condições para seguir. Não sou tão alto e não era tão rápido."
No Circuito Mundial, começou em 1993, com Aloizio. Depois, vieram Zé Marco e Loiola, com os quais encarou as maiores decepções da carreira, a eliminação precoce em Atlanta e Sydney. "O esporte tem momentos difíceis e momentos de glória, mas nunca desisti, sempre acreditei."
Antes de se juntar a Ricardo, ainda atuou com Tande.
Nos 11 anos de Circuito, ganhou 47 torneios e amealhou mais de US$ 1,3 milhão em prêmios -números recordes.
Recordes, aliás, não faltam à carreira do pai de Mateus, 7, que é separado de Welma e namora atualmente a jogadora de vôlei Leila -ela acompanhou a conquista de ontem das arquibancadas. "Só atleta sabe o peso que se carrega de ser favorito numa Olimpíada", explicava Leila, com olhos vermelhos pelo choro.
Emanuel é o maior campeão mundial (dois títulos), o maior campeão do Circuito Mundial (seis) e o maior campeão do Circuito Brasileiro (cinco) -lidera o de 2004. (LC E RD)

Texto Anterior: O personagem: Baiano se iguala a Joaquim Cruz e fica sem vocabulário
Próximo Texto: Parceria formada por "passarinho" passeia na final
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.