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Ferrari põe calotas e causa fúria em Alonso
Peças violam mesmo artigo do código técnico da F-1 que puniu a Renault
Líder do Mundial, espanhol ironiza categoria ao citar
juiz de futebol, afirma que regulamento é um caos e, por isso, público não cresce
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A ISTAMBUL
Dois dias após a FIA punir a
Renault, no fim de um controverso processo que classificou
um amortecedor como peça aerodinâmica, uma novidade
apresentada pela Ferrari na
Turquia aumentou a polêmica
em torno das interpretações do
regulamento da F-1 e fez Fernando Alonso explodir de raiva.
A equipe italiana surgiu ontem em Istambul, para os primeiros treinos livres da 14ª das
18 etapas do Mundial, com uma
espécie de calota, uma tampa
carenada, nas rodas traseiras.
A peça vai frontalmente contra o artigo 3.15 do regulamento
técnico da categoria, o que puniu a Renault. O texto determina que "qualquer componente
que tenha influência aerodinâmica deve permanecer imóvel
em relação ao bloco do carro".
A calota, obviamente, gira
com a roda. E se havia alguma
pretensão da Ferrari em desmentir sua função aerodinâmica, ela foi por água abaixo com
as declarações de Felipe Massa.
"Essa calota pode ser um pouco
estranha, mas é para melhorar
a eficiência e a carga aerodinâmica", declarou o brasileiro.
Pouco antes, Ross Brawn, diretor técnico ferrarista, dissera
o oposto. "Não é um apêndice
aerodinâmico. Consultamos a
FIA, que decidiu quer era legal,
antes de colocá-las nos carros.
Nosso dever é ter certeza de
que o carro obedece às regras."
A entidade máxima do automobilismo não se pronunciou,
tampouco a Renault, advertida
nos bastidores após ter denunciado um complô pró-Ferrari
nas vésperas do GP da Hungria.
Porém Alonso, líder do Mundial, mas que vê sua vantagem
sobre Michael Schumacher
cair prova a prova, não se segurou. "É ilegal. Não sei o quanto
isso influencia no rendimento,
mas é ilegal", disse o espanhol,
para atacar então o establishment: "A F-1 não tem regulamento. É um caos. Sempre há
interpretações diferentes das
regras, e a Ferrari sempre está
no limite. É como acontece
com os juízes no futebol: cada
um interpreta como quer. É por
isso que o público da F-1 nunca
aumenta. É um caos".
Além da revolta com o que
considera proteção à Ferrari, a
explosão é reflexo de uma situação que começa a ficar incômoda para Alonso. Cinco GPs
atrás, sua vantagem para Schumacher era de 25 pontos. Hoje,
é de dez. Mais: desde que a FIA
vetou os amortecedores, na
Alemanha, ele marcou só quatro pontos, contra 11 do alemão.
Coincidência ou efeito da interpretação do regulamento, a
Ferrari voltou a andar à frente
da Renault ontem. Na segunda
sessão, Massa foi segundo, e
Schumacher, sexto. Alonso foi
12º. Seu companheiro, Giancarlo Fisichella, só o 18º.
O treino oficial de hoje será
às 8h. O GP, amanhã, às 9h.
Sem querer entrar em polêmica, Schumacher disse apenas
estar satisfeito. "O fato de que
fiz minha melhor volta do dia
no fim do treino, com pneus
usados, é um ótimo sinal. O calor aqui na Turquia nos ajuda."
A meteorologia indica cerca
de 35C na corrida. Mas a batalha nos bastidores promete ser
muito, muito mais quente.
NA TV - GP da Turquia - Treino oficial
Globo, ao vivo, às 8h
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