São Paulo, domingo, 26 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil hoje faz "treino" em seletiva olímpica

Time supera Venezuela e encara EUA, os anfitriões

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem obrigação de vencer, a seleção masculina encerra hoje, contra os EUA, sua participação na fase inicial do Pré-Olímpico de Las Vegas. Na madrugada de ontem, o país bateu a Venezuela por 101 a 75.
O torneio classifica dois países para os Jogos de Pequim-08. O Brasil tenta retornar à elite após ficar ausente dos Jogos de Sydney-00 e Atenas-04.
O duelo com os EUA é um treino de luxo, já que o rival atua em casa e conta com astros da NBA como Jason Kidd, Kobe Bryant, LeBron James, Carmelo Anthony e Amaré Stoudemire, provável quinteto titular.
Não bastasse isso, o Brasil, que soma duas vitórias, já se classificou à segunda fase, que tem início amanhã. Ontem à noite pegaria as Ilhas Virgens, rival mais frágil do Grupo B.
Contra a Venezuela, o Brasil não teve dificuldade para impor seu ritmo. Ao contrário da estréia com o Canadá (vitória por 75 a 67), o time mostrou bom jogo coletivo. O ala-armador Marcelinho Machado foi o cestinha, com 20 pontos.
Em busca de resgatar seu prestígio internacional, os inventores do basquete querem fazer boa figura nas próximas competições. O classificatório olímpico é o primeiro passo.
Por enquanto, a equipe não tem decepcionado. Os EUA massacraram seus adversários, com vitórias sobre Venezuela (112 a 69), Ilhas Virgens (123 a 59) e Canadá (113 a 63).
"Os norte-americanos são os favoritos ao título e à conquista de uma das vagas para a Olimpíada. Serão bons adversários para nós", diz o técnico Lula.
O sucesso em Las Vegas representaria o primeiro passo para a recuperação dos EUA. O país não conquista um título significativo desde o ouro nos Jogos de Sydney, há sete anos.
A seleção fracassou no Mundial de Indianápolis-02, quando terminou em sexto, sua pior colocação na história. Em seguida, não passou de dois bronzes: nos Jogos de Atenas-04 e no Mundial do Japão-06.


BRASIL (101) - Valtinho (3), Leandrinho (15), Marcelinho (20), Murilo (12), Tiago Splitter (13); Huertas (2), Marquinhos (5), Alex (6), João Paulo (4), Nenê (8), Guilherme (5), Nezinho (8);
VENEZUELA (75) - Barrios (7), Vargas (3), Vásquez (13), Romero (21), Bayona (2); Salcedo (2), Marriaga (12), Cedeno (4), Bethelmy (0), Palacios (5), Sucre (6), Urbina (0)



NA TV - EUA x Brasil
ESPN Brasil e Sportv, ao vivo, às 22h


Texto Anterior: Equipe já vive tensão antes do clássico
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.