São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2001

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NBA se prepara para faturar

DA REDAÇÃO

Michael Jordan pode ter aberto mão de seu salário para recomeçar sua carreira no Washington, mas todo o mundo da NBA vai ganhar muito dinheiro com o retorno de seu maior mito.
Ontem mesmo, no seu site, os Wizards, logo abaixo da notícia da volta de Jordan, anunciavam a venda de ingressos e camisetas já com o nome do astro.
O impacto Michael Jordan também mudará as transmissões de TV. Executivos da NBC, que possui os direitos da liga, disseram que o time de Washington, que não teria nenhum jogo transmitido, deve assegurar, com Jordan, pelo menos 11 partidas ao vivo.
O lendário camisa 23 do Chicago Bulls foi o grande nome que atraiu as multinacionais para patrocínios milionários no esporte.
Desde que estreou na liga norte-americana, em 1984, o jogador já assinou contrato com empresas como Coca-Cola, Quaker e McDonald's, entre outras.
Segundo a revista "Advertising Age", Jordan construiu sua carreira como o primeiro garoto-propaganda de um mundo globalizado (seus patrocinadores realizavam a mesma campanha em todos os continentes).
Um estudo publicado pela revista norte-americana "Fortune" mostrou que a carreira de Jordan gerou uma movimentação de US$ 10 bi na economia dos EUA.
A Nike virou gigante de seu setor graças ao carisma de Jordan, que vendeu US$ 2,6 bi de produtos da empresa com seu nome.


Com agências internacionais

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