UOL


São Paulo, sexta-feira, 26 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

FUTEBOL

M.En.T.I.

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Caro leitor, caríssima leitora, estou lançando hoje, neste último texto de 2003, o M.En.T.I. Não, isso não é uma confissão. M.En.T.I é a sigla do glorioso, único e verdadeiro Manual Enciclopédico de Times Imaginários, o mais completo guia sobre equipes de futebol de todo o planeta. Ou melhor, de todo o universo. Mas não gastemos tempo com apresentações. Vamos direto ao M.En.T.I.:
Zweiter Club. Fundação: 2 de fevereiro de 1902. Uniforme: lilás, com duas listras verticais brancas. Mascote: dois irmãos siameses. História: o Zweiter é da cidade de Delf, na Holanda, e foi fundado por dois irmãos gêmeos. Por conta disso, colocou-se em seu estatuto que a equipe sempre deve entrar em campo com, pelo menos, uma dupla de gêmeos.
Assim o Zweiter especializou-se em descobrir gêmeos talentosos. Ali começaram, por exemplo, os excelentes René e Willy van der Kerkhof na década de 70, e, mais recentemente, os irmãos Frank e Ronald de Boer.
Quando ganhou seu único título, na quinta divisão holandesa, o Zweiter escalou cinco pares de gêmeos. Curiosamente, o gol da vitória foi marcado por Jan van der Lei, o único jogador que não era irmão gêmeo de ninguém.
Real Amazonas S.C. Fundação: 31 de agosto de 1964. Uniforme: camisa verde, calções vermelhos e meias marrons. Mascote: a fêmea do louva-a-deus. História: ao contrário do que se pode pensar, o Amazonas não fica na região amazônica, mas na acanhada cidade de Guadavil, na Espanha.
O time tem esse nome porque foi fundado pela senhora Bernarda Alba e suas filhas. Até hoje elas dirigem o time, dividindo-se nas funções de presidente, diretoras, supervisoras, técnica, massagista e preparadora física.
Não é uma equipe conhecida por suas grandes vitórias, mas comenta-se que em toda a Espanha não há outra com jogadores tão belos.
Clube Atlético Maghreb. Fundação: 21 de dezembro de 1918. Uniforme: camisas, meias e calções brancos. Mascote: dromedário. História: o Maghreb foi fundado por soldados da Legião Estrangeira, após o término da Primeira Grande Guerra. Mas até hoje a equipe não realizou sua partida inaugural. É que seu estádio fica em um oásis no centro do Deserto da Mauritânia, lugar de difícil acesso. Mesmo assim, os jogadores treinam todos os dias, de sol a sol.
Spa Francorchamps Sport. Fundação: 15 de março de 1963. Uniforme: camisa violeta, calções amarelos e meias fúcsias. Mascote: o elefante. História: famoso por ter jogadores muito magros, esta equipe tem por tradição montar times frágeis, tanto que até hoje só conseguiu vencer um campeonato, o torneio de masters da terceira divisão belga.
No dia da decisão, porém, seu goleiro adoeceu e foi substituído pelo faxineiro Norets, que pesava 118 quilos. Como prêmio por sua atuação, Norets ganhou o direito de ficar um mês no melhor spa de Spa. Infelizmente teve uma crise de falta de proteínas e morreu.

Conto de Natal
Como estamos numa semana natalina, acho que tenho a obrigação de contar a curiosa história do Dínamo Laponense. O time foi fundado em 25 de dezembro de 1900 e seu uniforme tem camisas vermelhas, calções brancos e meias pretas. O mascote é uma rena e seu fundador foi Nöel Nkviinski, um benemérito de alma cândida e enorme coração. Nöel adorava dar presentes e, vendo que seus adversários ficavam imensamente contentes quando venciam o Dínamo Laponense, ele tomou uma difícil decisão: perder sempre. Como era presidente e técnico da equipe, Nöel começou a formar times cada vez piores, só para dar a vitória de presente aos adversários. Aliás, daí veio o costume do papai Noel, hoje tão difundido no mundo ocidental.

E-mail torero@uol.com.br

Texto Anterior: Boxe - Eduardo Ohata: Campeão indiscutível
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.