São Paulo, segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DATAFOLHA - 20 ANOS

O caminho da vitória

Instituto completa 20 anos de trabalho no esporte com levantamentos que comprovam mitos, desafiam "verdades" e entram no cotidiano da bola

MARIANA LAJOLO
PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Estatística não ganha jogo. Mas, depois de 20 anos em que o Datafolha tabulou dados de mais de 6 mil partidas, fica evidente que números são uma ferramenta preciosa para entender como se ganha um confronto no futebol.
Desde dezembro de 1985, quando levantou em sua estréia esportiva os números da final do Paulista, entre Portuguesa e São Paulo, o instituto acumulou informações que comprovam o ideário básico da modalidade e escancaram realidades que muitos adoram negar, em um trabalho único no futebol nacional.
Prova disso acontece no Campeonato Brasileiro em sua era de pontos corridos, que começou em 2003. Em levantamento inédito, o Datafolha analisou as mais de 1.500 partidas da competição nesse sistema para indicar quais fundamentos foram mais decisivos para a conquista de uma vitória.
Alguns não têm nada de bonito. A começar pela prova de que fazer mais faltas é sim um bom caminho. Nas últimas três edições do Nacional, os times que apanharam mais do que o rival perderam 63,2% das partidas que tiveram vencedor. Bater pode ser uma vantagem, mas desde que o juiz não seja rigoroso. As equipes que tiveram mais atletas expulsos que o adversário saíram derrotadas em 91% das partidas.
Na frente, o que vale são os passes "açucarados". Quem conseguiu deixar seus atletas na cara do goleiro venceu 77% dos jogos.
Em 20 anos, o Datafolha ainda mapeou o caminho do gol, mostrando o efeito da bola parada e o peso da individualidade.
Nas próximas páginas, você conhece como funciona o instituto, confere a evolução dos fundamentos, recordes e a opinião sobre a estatística de nomes famosos da prancheta brasileira.


Texto Anterior: Vela: Brasil 1 retoma disputa da volta ao mundo na África

Próximo Texto: Futebol perde a cadência e ganha nova cara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.