São Paulo, quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Painel FC

RICARDO PERRONE - painelfc.folha@uol.com.br

Blindagem no apito

A Comissão de Arbitragem da CBF prepara, para o ano que vem, o lançamento de uma corregedoria e de uma ouvidoria específicas para tratar de temas relacionados aos juízes. Segundo Sérgio Corrêa da Silva, dirigente do órgão, a criação foi exigência do presidente Ricardo Teixeira. "Ele quer que blindemos a arbitragem para que possamos ter gente com histórico limpo", explica. Segundo ele, os corregedores terão a função de verificar a autenticidade de documentações de juízes e investigar denúncias de irregularidades.

Recuperação. Em relação à ouvidoria, um conselho técnico vai analisar o desempenho dos árbitros e encaminhar relatório aos orientadores. Quem não estiver apresentando trabalho satisfatório terá de passar por reciclagem no Estado de origem.

Calouros. Corrêa explica que são 38 instrutores em todo o país para dar aulas aos reprovados pela ouvidoria. A medida visa minimizar os erros dos juízes, boa parte deles sem experiência na Série A.

Calote. A liberação do meia Juliano do vínculo com o Fluminense, na Justiça do Trabalho, por não pagamento de FGTS pode abrir nova brecha para jogadores deixarem seus clubes, avaliam juristas.

Empurra. O clube carioca, que o emprestou ao Náutico, culpa os pernambucanos pela inadimplência. Alega que havia a obrigação de avisar sobre o débito. Juliano, porém, diz que, quando ainda estava nas Laranjeiras, já não recebia.

Torres Gêmeas. Membro da comissão técnica do São Paulo diz que é possível Adriano e Aloísio jogarem juntos. Dessa forma, Dagoberto teria de ser recuado, e o time teria de passar a jogar no esquema tático 4-4-2.

A ver... A BWA ficou sem R$ 300 mil repassados à federação paulista. Deu o dinheiro para comercializar os bilhetes do jogo entre Brasil e Uruguai, em novembro, pelas eliminatórias. Porém a CBF assumiu a responsabilidade pela venda de ingressos.

...navios. Além de ter perdido a chance de lucrar R$ 2 milhões com o jogo que bateu recorde de renda na história do país, a empresa não conseguiu reaver o dinheiro investido. A FPF prometeu compensá-la em projetos futuros.

Advogado. Eleito presidente do Conselho Deliberativo da Portuguesa, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) terá a missão de ajudar nos processos trabalhistas contra o clube.

Vacinado. A diretoria acha que a experiência de Faria de Sá em questões delicadas irá minimizar as perdas.

Ligação direta. Pessoa ligada a Fabiane dos Santos, primeira brasileira banida por doping, entrou em contato com o estafe de Rebeca Gusmão. Acredita que os casos são semelhantes e que pode ajudar na defesa da nadadora.


Colaborou ADALBERTO LEISTER FILHO, da Reportagem Local

Dividida

"Só tem sorte quem merece. O São Paulo merece, mas outros, não"

De CARLOS AUGUSTO DE BARROS E SILVA, vice de futebol do São Paulo, ironizando o grupo dos santistas na Libertadores, tido como difícil


Próximo Texto: Baderna reduz o clube dos sem-rebaixamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.