São Paulo, quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÉGIS ANDAKU

Em ação


No mês das férias, tenistas famosos e milionários arregaçam as mangas e fazem trabalho de caridade


D EZEMBRO , férias, mês inteiro de folga, sem obrigação, para viver como quiser. Se para qualquer mortal isso já é um prato cheio e um convite ao ócio, imagine para tenistas famosos e milionários, com opções das mais diversas em qualquer lugar do planeta?
O leitor consegue ver Andy Roddick pegando uma cor na Califórnia? E Roger Federer esquiando na Suíça? Vê Rafael Nadal a bordo de um carrão nas estradas espanholas?
Pois nada disso aconteceu.
Roddick passou as últimas semanas em reuniões, eventos promocionais e jantares em busca de dinheiro para outros. Para quem acha que Roddick fecha o ano com "só" 54 vitórias e dois títulos, mais um número: US$ 3 milhões para instituições que cuidam de crianças abandonadas, vítimas de abuso ou enfermas. James Blake também tem nesta época agenda intensa. Há três anos, dedica-se a uma fundação que promove pesquisas sobre câncer. Explica-se: seu pai morreu da doença. Federer passa os dias na ensolarada Dubai com um olho na pré-temporada e outro na sua fundação. Ele pouco tem falado, mas suas palavras agora são apenas para as doações que recebe. O "obrigado" é para o apoio (e dinheiro), não pelas conquistas históricas de mais este ano.
Nadal ainda não tem uma ação regular de caridade. Aos 21, pouco faz de trabalho voluntário, mas, neste ano, realizou algo de diferente. Reuniu amigos e outros famosos, como o piloto Fernando Alonso e o também tenista David Ferrer, e participou de um jogo de futebol para levantar dinheiro. Foram alguns milhões para pesquisa sobre malária.
Por aqui, Gustavo Kuerten dedicou boa parte de seu tempo neste mês não só aos treinos mas também a seu instituto. Fundado em agosto de 2000, quando vivia o auge, o Instituto Guga Kuerten já ajudou mais de 116 entidades em projetos sociais.
Cerca de R$ 5 milhões já foram repassados. "Sempre acreditei que, se todo mundo fizer um pouquinho, dá para fazer alguma coisa", diz Guga. Para o torcedor que cobra o ano todo o desempenho dos tenistas em quadra, chegou a hora de cobrar de si próprio algum desempenho como este fora das quadras. Em 2008, você estará à altura de seus ídolos?

POR UM ANO MELHOR
Flávio Saretta passou por uma pequena cirurgia no sábado, para tirar um cisto atrás do joelho direito. Parece recuperado da fissura por estresse no cotovelo direito. Volta a treinar na primeira semana do ano.

POR UMA VAGA
O Parque Villa-Lobos vê disputa de vaga no Challenger de São Paulo. Hoje tem semi da seletiva que colocará um brasileiro na chave principal e outro no quali. Grátis.

NOVO ENDEREÇO
A CBT atende agora em sua sede no Clube de Regatas do Tietê, à rua Santos Dumont, 843, em São Paulo. O telefone é: 0/xx/11/3313-8656.

reandaku@uol.com.br


Texto Anterior: Entrevista: Técnico crê em título mundial e cita Fidel
Próximo Texto: Sérvio para a Sérvia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.