UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Entidade confirma poder para superjuiz

FIA proíbe biombos nos boxes e divulga novo regulamento da F-1

DA REPORTAGEM LOCAL

A Federação Internacional de Automobilismo divulgou ontem, por meio de um comunicado oficial, nova regulamentação que proíbe as equipes de esconderem seus carros ou equipamentos, durante os GPs, enquanto os mecânicos estiverem em trabalho.
As mudanças fazem parte de um pacote de reformulações que busca dar condições mais igualitárias de competição aos times. A nova regra é específica a tal ponto de descrever que os times estão impedidos até mesmo de utilizar o carrinho de ferramentas e outros materiais maiores para encobrir a visão do carro.
O assunto esteve em pauta durante o último GP Brasil, no ano passado. Algumas equipes admitiram que a colocação de biombos diminuía o interesse do público que visitava os boxes. Porém, com o material escondido, os times evitavam a espionagem dos rivais.
"Já comprei um monte de fotos de carros de outras equipes", disse Eddie Jordan, na ocasião.
A McLaren chegou a utilizar câmeras, na temporada passada, para flagrar possíveis espiões que estivessem rondando seus boxes.
O comunicado da FIA também confirma o maior poder dado ao delegado técnico, conforme a Folha antecipou na sexta-feira passada. O superjuiz terá o poder, entre outras coisas, de decidir se o pneu utilizado no treino de sábado está desgastado o suficiente para ser trocado para a corrida.
O delegado também define se as condições do tempo sofreram alteração e se os times poderão fazer ajustes na suspensão e nos aerofólios. Se achar que não houve mudança, as equipes correrão com as regulagens de sábado.


Texto Anterior: Novos campeões ocupam mais espaço na ATP
Próximo Texto: Ação - Carlos Sarli: Passando o limite
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.