São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2001

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Troco
Edílson encarou como castigo o fato de ter sido cortado até do banco de reservas da seleção. A punição seria pelo atraso na apresentação, domingo passado, em Congonhas, e pela cara feia que o atacante fez por não receber colete de titular no treino da equipe em Jarinu.

Sem respeito
Nem o distanciamento e a polidez que os técnicos mantinham em relação à seleção sobreviveram aos fracassos do time. Leão foi criticado ontem por pelo menos dois colegas de profissão: Carlos Alberto Parreira, campeão do mundo em 94, e Levir Culpi, que dirige o ex-clube do técnico da seleção, o Sport.

Ibope
Embora Brasil x Peru tenha conseguido a boa média de audiência de 40 pontos na Rede Globo e de 7 pontos na Bandeirantes, segundo o Ibope, o SBT conseguiu um resultado histórico com a sua programação no mesmo horário. Obteve a média de 19 pontos, mostrando que o desinteresse também foi grande.

Indignação
A seleção foi alvo de críticas no Senado ontem, durante depoimento do empresário Juan Figer à CPI do Futebol. Romeu Tuma (PFL-SP) e Álvaro Dias (PSDB-PR) buscavam uma explicação para o fiasco contra o Peru e a falta de respeito dos adversários.

Cano duplo
O Rentistas, clube do Uruguai suspeito de ser usado por Figer como ponte para a venda de jogadores brasileiros para a Europa, alvo de investigação na Câmara, será investigado também pelo Senado. Figer se recusou a quebrar espontaneamente os sigilos bancário, telefônico e fiscal de suas empresas.

Itinerante
Os integrantes da CPI da CBF/Nike decidiram, em sessão fechada ontem, realizar audiências públicas em Manaus, João Pessoa, Goiânia, Belo Horizonte e Florianópolis, entre os dias 7 e 12 de maio, para ouvir os respectivos presidentes das federações estaduais e apurar a situação financeira de cada entidade.

Às escuras 1
A Prefeitura de Presidente Prudente conseguiu excluir o estádio "Farazão", pelo menos até domingo, do corte de fornecimento de energia elétrica que atinge as repartições públicas municipais por falta de pagamento. O corte ameaçava o jogo entre São Paulo e Corinthians, pela última rodada da fase de classificação do Paulista.

Às escuras 2
A Secretaria Municipal de Esportes e Turismo é uma das repartições que sofreram corte de energia em Presidente Prudente. A prefeitura deve R$ 7 milhões à empresa Caiuá. O prefeito Agripino Lima (PTB) teve de intervir para que o presidente da FPF, Eduardo José Farah, pudesse cumprir a promessa de voltar a levar clássicos para a cidade feita no horário político das últimas eleições municipais.

Filho
Depois de nove anos, o são-paulino Reginaldo Araújo voltará a jogar em sua cidade natal, Presidente Prudente. E na condição de titular, em razão da contusão de Belletti, para a alegria da torcida prudentina.

Resguardo 1
O presidente do Flamengo, Edmundo Santos Silva, encomendou um estudo à empresa de marketing esportivo Topsports, promotora da Copa do Nordeste, para avaliar o impacto do final da parceria com a ISL, visando se precaver em futuras negociações.

Resguardo 2
No campo pessoal, a precaução é ainda maior. Ontem, Silva e o presidente do Conselho de Administração do clube, Eduardo Motta, entraram com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal para obter a garantia de que não serão presos quando forem prestar depoimento à CPI do Futebol.

Business
A empresa carioca LCF Sports lançou um site dedicado exclusivamente a informações sobre negócios no mercado esportivo. É o www.esporteenegocios.com.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do vice de futebol corintiano, Roque Citadini, sobre o desejo da Ponte Preta de jogar as semifinais do Paulista em Campinas:
- A Ponte não tem que reclamar de nada. Jogou mais vezes em Campinas neste Paulista do que em toda a sua história.

CONTRA-ATAQUE

Empolgação

O empate do Brasil com o Peru teve sabor de vitória para os adversários da seleção de Emerson Leão. Nada mais óbvio.
Nada óbvia, porém, foi a reação de alguns jornalistas peruanos que acompanharam a entrevista coletiva do treinador Julio Cesar Uribe e de dois de seus jogadores logo após a partida.
Quando adentrou o salão onde foi realizada a "conferência", como dizem os hispânicos, Uribe e seus pupilos foram saudados com calorosas palmas.
Até os jornalistas brasileiros que aguardavam Leão, que falaria em seguida, aplaudiram o técnico peruano.
Uribe, muito sereno, sentou-se e aguardou a primeira pergunta, conforme uma lista com o nome os jornalistas.
Um peruano, que encabeçava a lista, deu o tom:
- Em primeiro lugar, parabéns, vocês foram heróis.
Até aí, tudo dentro do esperado. Em seguida, ele se superou:
- Quando o Peru perdia por 1 a 0 eu achava um resultado heróico. Só por esse placar já daria um beijo em cada um.
Todos riram.


Próximo Texto: Leão condena Brasil a aturar pior campanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.