São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS DE MESA

Esporte terá nova contagem de pontos e maior número de sets para aumentar interesse do público

Mudança de regras tenta dinamizar jogos e agradar à TV

DA REDAÇÃO

A ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) anunciou ontem novas regras para o esporte. As alterações dão continuidade ao processo iniciado em outubro de 2000 -com o aumento da bolinha de 38 mm para 40 mm-, que tem como objetivo tornar o tênis de mesa mais atraente para a televisão. As novas regras valem a partir de 1º de setembro.
As mudanças, divulgadas durante o congresso anual da entidade, em Osaka (JAP), onde ocorre o Mundial da modalidade, visam tornar o jogo mais dinâmico.
A contagem de pontos diminuiu de 21 para 11 por set. Os jogos, hoje disputados em cinco sets, terão sete ou nove, de acordo com o critério da organização de cada evento. Os saques serão alternados a cada dois pontos. Atua lmente, o saque muda de jogador a cada cinco pontos.
Segundo o secretário-geral da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), Antônio Fernando Orlando, as novas mudanças atendem a pedidos dos jogadores de elite.
"Os jogadores farão de cada ponto uma batalha. O jogo vai ficar mais dinâmico", disse.
Orlando acredita que o tempo de transmissão dos jogos na TV não será alterado, mas aposta no aumento do interesse do público. "Os jogos devem continuar durando entre 40 e 45 minutos, já que serão mais sets, apesar da diminuição do número de pontos por set. Mas, como cada ponto será mais disputado, as partidas ficarão mais emocionantes", disse.
A ITTF também pensou numa maneira de deixar o esporte mais atrae nte para os olhares masculinos. As jogadoras foram liberadas para trocar os shorts e camisetas por uniformes mais provocantes.
Para setembro de 2002, a entidade estuda outra mudança nas regras. A ITTF quer impedir que os jogadores atrapalhem a visão do adversário na hora do saque. Muitos atletas colocam o corpo ou a raquete na frente da bolinha para dificultar a recepção do rival, evitando que ele perceba o efeito colocado no saque. Esta é uma das armas dos mesatenistas asiáticos.


Com agências internacionais



Texto Anterior: São Caetano: Time pode ter cinco desfalques
Próximo Texto: Brasil perde disputa por Mundiais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.