São Paulo, quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem ter Ronaldo, Corinthians troca qualidade por força

Mano admite que time fica mais à vontade com o atacante, mas diz que ele não é maior que o clube e refuta mal futebol

Técnico faz mistério sobre escalar equipe com Morais ou Souza, mas deixa claro que meta é trazer a decisão para o confronto de volta


DA REPORTAGEM LOCAL

A ausência de Ronaldo, com uma contusão na panturrilha, causou mais estragos para o Corinthians do que o técnico Mano Menezes pensava.
Hoje, contra o Vasco, no Maracanã, pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, o treinador será obrigado a trocar habilidade e qualidade técnica por poder de marcação.
"Nós sempre perdemos quando se trata da ausência de um jogador como o Ronaldo. Faltará qualidade, diferença e referência, mas, em compensação, teremos mais força e mobilidade", disse o comandante.
Apesar de fazer um discurso cheio de mistério, Mano voltou a dar pistas de que Souza será o titular, apesar de flertar com a possibilidade de Morais entrar.
"Em termos de características, talvez o Souza seja o jogador que mais se aproxima da função que o Ronaldo faz em campo. Ele joga mais centralizado, mas posso colocar o Dentinho na mesma posição e escalar o Morais no meio para compor melhor o setor."
O que Mano não quer é que seus jogadores sejam castigados ou recebam a culpa por causa de uma eventual derrota ou má atuação do Corinthians na partida de hoje à noite.
"Não temos um jogador com a qualidade do Ronaldo. Ele é o mais gabaritado do nosso elenco. Mas não podemos ser oportunistas e dizer que o time vai jogar mal porque ele não está em campo. O Corinthians é muito maior que o Ronaldo."
Se por um lado o treinador fez questão de defender seus jogadores antecipadamente, por outro sabe que os atletas têm uma dependência psicológica do Fenômeno e se sentem mais confiantes com ele em campo.
Por isso, Mano tentará tirar proveito da instabilidade emocional dos jogadores.
"Eu me sinto mais à vontade com o Ronaldo em campo. A torcida e os jogadores também. Por isso, na última conversa que terei com o elenco, vou pedir a eles que se esforcem para trazer a decisão para o jogo de volta, em São Paulo [no Pacaembu, na semana que vem], quando o Ronaldo vai estar em campo e poderá nos ajudar."
Em campo, Vasco e Corinthians têm problemas semelhantes: não poderão contar com Carlos Alberto, que já passou pelo time paulista, e Ronaldo, seus principais jogadores. O meia vascaíno está suspenso.
"Nós perdemos poder no ataque, mas o Vasco terá menos qualidade no meio, que é um setor muito importante para qualquer equipe", disse Mano.
No entanto, ele aposta que seu time está um pouco à frente do adversário. "Na teoria, o Corinthians é favorito. Na prática, ninguém leva vantagem."


NA TV - Vasco x Corinthians
Band (para SP), Globo (menos MG, PR e RS), ESPN Brasil e Sportv (para MG, PR e RS), ao vivo, às 21h50



Texto Anterior: Análise: Duelo define o melhor time, o maior craque
Próximo Texto: Cofre cheio: Vasco fatura com semifinal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.