São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

X

Com os treinadores Guardiola , 40, e Alex Ferguson, 69, à frente, Barcelona e Manchester United fazem da final da Copa dos Campeões, amanhã, na Inglaterra, um novo duelo de gerações europeu

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

O Manchester United é treinado por um senhor, um "sir" que completará 70 anos em dezembro. Ele assumiu o clube em 1986, quando Josep Guardiola, o técnico do Barcelona, 40, era só um adolescente que sonhava em ser um jogador profissional.
Dentre os comandados do escocês Alex Ferguson, está um goleiro de 40 anos que só aguarda o apito final da decisão da Copa dos Campeões amanhã para se aposentar.
Van der Sar é mais velho que Guardiola.
O Barcelona, potencialmente o clube do planeta que mais bem trabalha e aproveita as pratas da casa, soube ontem que Bojan, Jeffren, Thiago, Miño e Montoya foram convocados para a seleção espanhola sub-21, que disputará no verão europeu a Eurocopa da categoria.
Enquanto isso, o Manchester United dos capitães Ferdinand, 32, e Vidic, 29, dupla de zaga que forma a fortaleza da equipe, aposta por mais uma temporada no veterano galês Ryan Giggs, 37.
Alvo de escândalo recente, Giggs cogitava se aposentar após a final da Copa dos Campeões-2008, quando o Manchester United venceu o Chelsea nos pênaltis. Continuou até agora em alto nível e não pretende parar.
Dos principais jogadores do Barcelona, o mais experimentado é Puyol, 33, o capitão que ficou fora de vários jogos nesta temporada por contusão. Piqué, 24, virou xerife da zaga (além da Shakira) sem grande problema.
Xavi, com 31 anos, é outro trintão importante do Barça, mas o melhor do time e do mundo, Messi, tem apenas 23. E o argentino é um ano mais velho que Busquets, hoje pilar do meio-campo que tem ainda Iniesta, 27.
O elenco do Manchester United ainda tem espaço para outro remanescente do título europeu de 1999: o meio--campista Paul Scholes.
Ele está no clube inglês desde 1993. Abraçou, na última terça-feira, Gary Neville, ex-lateral direito que enfim se aposentou do futebol -em uma derrota para a Juventus por 2 a 1, em amistoso.
Evra é outro trintão que queima ainda boa lenha no Manchester. Compõe a temida defesa dos "Diabos Vermelhos" e não perdeu espaço na lateral esquerda para o promissor Fábio, que teve que disputar vaga na direita com o irmão gêmeo Rafael.
O centroavante Berbatov foi o principal goleador do time no Inglês aos 30 anos, a idade do sul-coreano Park.
Mais rodado que eles é Owen, 31, ex-garoto de ouro do Liverpool que entra no final de certos jogos ainda.
Não é à toa que alguns trintões do Manchester, como Wes Brown, 31, devem deixar o time na próxima temporada. Será o momento de dar chance a novos, como o goleiro David De Gea, de apenas 20 anos, recém-contratado do Atlético de Madri.
O velho Ferguson e o jovem Guardiola divulgaram ontem comunicado conjunto saudando o sucesso de suas equipes na temporada, mostrando que têm um respeito mútuo e divulgando uma ação para ajudar crianças carentes com apoio do Unicef.
A final de amanhã, mais que um duelo do futebol vistoso contra o eficiente, é uma prova de que a experiência e a juventude podem funcionar bem no esporte, desde que sejam bem administradas e conduzidas.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Laterais formam esquadra brasileira
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.