São Paulo, sábado, 27 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Juntinhos
A aliança entre a CBF e Ciro Gomes (PPS) chegou aos palanques. O candidato a presidente evocou a vitória da seleção brasileira na Copa do Mundo em um comício em Nova Lima (MG). Disse que o time de Luiz Felipe Scolari deixou o país desacreditado e humilhado, mas mostrou ao mundo um exemplo do que é capaz o Brasil.

No lugar errado
Um alto dirigente da CBF alfinetou Eduardo José Farah. Segundo ele, na quarta-feira passada, em vez de ter ido ao Rio de Janeiro reclamar da entidade, o presidente da Federação Paulista de Futebol deveria ter dado apoio "in loco" ao São Caetano, que jogou no Paraguai. Nabi Abi Chedid acompanhou o time em nome da confederação.

Baixinho em baixa
O Superior Tribunal de Justiça deu ontem ao Flamengo uma liminar que suspendeu o pagamento de mais de US$ 4,32 milhões ao atacante Romário. O valor é decorrente de um contrato de cessão dos direitos de uso da imagem do atleta, que havia vencido o clube em primeira instância. O jogador poderá recorrer da decisão.

Tapetão
O Corinthians ganhou ontem em primeira instância uma ação do Ministério Público, que pede a devolução ao Estado de duas áreas doadas ao clube, uma no Parque São Jorge e outra no centro de treinamento de Itaquera.

Quase sem teto
O Sport do Recife poderá ter sua sede penhorada no início de 2003 em razão do não-pagamento de uma dívida, comunicada por meio de intimação do Departamento de Combate a Ilícitos Financeiros do Banco Central. A multa é de R$ 5 milhões e terá de ser paga em 15 dias.

Disputa apertada
O zagueiro Odvan foi eleito pelos colegas do Botafogo-RJ o jogador mais feio do time. Apesar de levar a brincadeira na esportiva, o jogador não deixou barato: "O mais feio, na verdade, é o Claudemir". O lateral foi o segundo colocado na votação.

Linha quente
Luiz Felipe Scolari aguardava ontem um telefonema da Europa com detalhes de uma proposta de trabalho. O autor da oferta ele escondeu até de amigos. Seja qual for o teor do telefonema, o técnico só definirá seu futuro após conversar com Ricardo Teixeira no início de agosto.

Agenda
O administrador da seleção Américo Faria está na Irlanda do Norte, onde foi dar palestra sobre preparação de equipes de futebol. Ele aproveita para agendar amistoso com a seleção daquele país. A data não está definida, mas a partida deve ocorrer até dezembro.

Preso
A CBF diz que não vai liberar a transferência do volante Gilberto Silva para o Arsenal (Inglaterra) enquanto o Atlético-MG não quitar uma dívida trabalhista com seus ex-jogadores Valdir e Fábio Augusto. A confederação avisou que não pode dar o atestado liberatório porque foi notificada pela Justiça.

Forte entre os fracos
Pelo menos na Série C, o Maranhão está bem representado no Brasileiro. Tem seis representantes, perdendo apenas para São Paulo, que contará com oito clubes na "terceirona".

Moda e religião
Seduzido pelo glamour do Fashion Rio, do qual acompanhou alguns desfiles, Romário pensa em reabrir o seu curso de moda na Universidade Estácio de Sá, na Barra da Tijuca. Detalhe: o campus fica próximo à igreja evangélica que o atacante tem frequentado.

Dos pés à cabeça
O instituto Orpus promove hoje e amanhã, das 9h às 18h, no bairro paulistano de Moema, o curso "Treinamento Mental no Esporte: Uma Visão Cubana" com o professor Hirám Valdés Casal, doutor em psicologia pela Universidade de Havana e especialista em psicologia do esporte. A coordenação é de Regina Brandão, "assessora para psicologia" de Luiz Felipe Scolari.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do atacante Luizão, recém-contratado pelo Hertha Berlim (Alemanha), sobre os dirigentes brasileiros:
- Por ser uma pessoa honesta no futebol, o que no Brasil é difícil de se encontrar, preferi vir para o Hertha.

CONTRA-ATAQUE

Rádio-relógio

A diferença de fuso horário entre a Coréia do Sul e o Brasil provocou situações engraçadas durante a Copa do Mundo.
Sob o sol asiático, muitos jogadores, integrantes da comissão técnica e jornalistas se esqueciam de que quando era dia na Ásia, era noite alta no Brasil.
Uma das "vítimas" desse esquecimento foi a mãe do zagueiro Anderson Polga.
No treino que definiu o time que enfrentou a China, na segunda partida da seleção na Copa do Mundo, Luiz Felipe Scolari entregou o colete de titular ao zagueiro gaúcho.
Antes mesmo que o treino começasse, o silêncio da tarde de Ulsan, onde o time se concentrou, foi quebrado pelo grito de um radialista gaúcho.
Empolgado com a confirmação de Polga no time titular, ele passou a mão no celular e ligou para o Rio Grande do Sul:
- Muito bom dia dona Iolanda!, disse ele, quando a mãe do zagueiro atendeu do outro lado do mundo, onde os relógios marcavam 5h40.
Quem ouviu a conversa não se conteve e riu.



Próximo Texto: Bombril acerta com o Santos e sonda Scolari
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.