São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bernardinho cai de novo em casa

"Pedra no sapato", EUA surpreendem seleção e ampliam a coleção de fracassos caseiros do treinador

Decepcionado, técnico diz que seu time precisa estudar os erros para Pequim porque "todo mundo já sabe que dá para ganhar do Brasil"


Rafael Andrade/Folha Imagem
Bernadinho reclama à baira da quadra na derrota brasileira

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Maior vencedora do vôlei mundial desde a virada do século, a seleção brasileira decepcionou novamente em casa.
Diante de 11.615 torcedores, os EUA venceram o Brasil, por 3 a 0 ontem, no Maracanãzinho, e eliminaram o time comandado por Bernardinho da final da Liga Mundial. A última vez que a seleção ficou sem o título no torneio foi em 2002, ano em que o Brasil sediou a fase final, em Belo Horizonte.
O revés no Rio, às vésperas do início dos Jogos de Pequim, mostrou que, com Bernardinho, que assumiu o time em 2001, jogar em quadras nacionais não é garantia de título.
A seleção já perdeu quatro títulos em casa sob o comando do treinador. Além da Liga-2008, o time nacional perdeu no Brasil as edições da Copa América de 2005 e 2007 (perdendo ambas para os EUA) e a Liga-2002 (conquistada pelos russos).
O título no país só foi conseguido pela seleção com o apoio da torcida local em dois Sul-Americanos (2003 e 2005) e no Pan-2007, no Rio. Sob o comando de Bernardinho, o time nacional conquistou 21 títulos.
"Era um dia importante para chegar a uma decisão em casa no final de um ciclo olímpico. A derrota me machuca, porque queria estar aqui na final no Brasil. Isso vai me maltratar durante algum tempo, mas é a vida", afirmou o treinador.
Fora do país, a seleção comandada pelo carioca só não levou o ouro na Copa dos Campeões de 2001, vencida por Cuba, e no Pan-2003, ganho pela Venezuela, que derrotou os brasileiros na fase semifinal.
"'Claro que não gostaria de sair com a derrota porque agora todos sabem que podem ganhar do Brasil. Temos que estudar os nossos erros", disse.
Na terça-feira, os jogadores embarcarão para a China, onde vão tentar a segunda medalha de ouro consecutiva nos Jogos.
Com a derrota diante dos EUA, a seleção fez também a pior campanha na era Bernardinho na Liga Mundial. O time ficou pela primeira vez fora da final do torneio desde 2001.
A desclassificação no Maracanãzinho foi mais um capítulo no retrospecto negativo da seleção quando decide a Liga no Brasil. Na última derrota da seleção numa decisão em território nacional no Brasil, em 2002, em Belo Horizonte, a equipe, que já era dirigida por Bernardinho, perdeu para a Rússia.
O adversário dos EUA na final da Liga Mundial-2008 será a Sérvia, que bateu ontem a Rússia por 3 sets 0 (parciais de 25/19, 25/19 e 25/23). A decisão será hoje às 12h30, no Rio. Já o Brasil irá disputar o terceiro lugar com os russos, às 9h30.
A equipe nacional foi surpreendida pelos norte-americanos, que são considerados por Bernardinho "uma pedra no sapato" dos brasileiros.
Sacando e defendendo bem, os EUA venceram o primeiro set de virada. Em 30 minutos, ganharam o set inicial por 25 a 23. No segundo set, o time norte-americano venceu novamente. E liderou praticamente todo o período, fechando por 25 a 22. No terceiro set, mais uma vez, começaram melhor e venceram por 27 a 25.


Texto Anterior: Mulheres estão longe até das finais
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.