São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Pioneiro em Jogos de verão e inverno põe país pela 1ª vez na final dos 110 m

DO ENVIADO A ATENAS

Primeiro brasileiro a disputar os Jogos de inverno e verão, Matheus Facho Inocêncio, 23, exerceu ontem de novo sua vocação de pioneiro. Ele será o primeiro brasileiro a disputar a final olímpica dos 110 m com barreiras.
O Brasil chegou a Atenas com chances reais de cravar até três atletas na final. Mas Redelen dos Santos, 28, recordista sul-americano da prova, nem disputou a eliminatória por causa de uma lesão. Já Márcio Simão, 29, foi eliminado ainda na segunda rodada.
Ontem, Inocêncio detinha nos pés a última chance de colocar um brasileiro na final da prova.
Conseguiu. Ele fez o tempo de 13s34, ficando em quarto na sua bateria e se classificando para a decisão, que será hoje, às 15h30. O melhor tempo da semifinal foi do francês Ladji Doucoure, que percorreu a distância em 13s06.
O brasileiro ficou atrás de dois medalhistas em Sydney-00: o campeão olímpico Anier Garcia, que ontem foi o terceiro, e o vice-campeão, Terrence Trammell, segundo colocado da semifinal.
"Foi ótimo colocar o Brasil pela primeira vez na final dessa prova. Agora vou brigar por medalha", diz Inocêncio, que fez a pior marca entre os finalistas.
Nos Jogos de Inverno de Salt Lake-02, o velocista foi convocado para empurrar o trenó de bobsled. Ele e seus parceiros na empreitada foram lembrados por sua explosão na largada, algo fundamental na disputa.
Na prova, apesar da pouca experiência, o conjunto terminou em 27º entre 33 competidores. Vindos de um país tropical, os brasileiros ganharam o apelido de "bananas congeladas".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Doping: Casos beiram recorde, mas comitê enxuga a conta dos flagrados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.