São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TOSTÃO

Fatos, rumores e boatos


Dunga deveria informar e explicar com clareza suas decisões, como o fato de não ter convocado Marcelo

DEPOIS DO fracasso do Brasil na Copa de 2006, havia um consenso de que a seleção precisava ser renovada.
As saídas de Cafu e Roberto Carlos eram óbvias. A de Ronaldo dependia de sua recuperação técnica e física. Hoje, ninguém conta com ele.
Era necessário ainda encontrar outros volantes.
Nesses dois anos, Dunga mostrou inabilidade para fazer essa renovação, insistindo com alguns jogadores, como Gilberto Silva, Mineiro, Josué, Fernando, Afonso e com alguns jovens sem futuro no time, como Rafael Sobis, Wagner Love, Dudu Cearense e até Diego.
Surpreendentemente, Dunga exagerou ao chamar nove jogadores que atuaram na Olimpíada.
Parece até que o Brasil ganhou a medalha de ouro e fez ótimas partidas. Por outro lado, ele deixou de convocar o lateral Marcelo, considerado um dos destaques da equipe. Ninguém entendeu.
Rafinha e Renan atuaram bem, mas há outros jogadores melhores e mais experientes em suas posições, como Daniel Alves e vários goleiros. Fábio é um deles.
Os três melhores zagueiros foram chamados: Juan, Lúcio e Luizão. Outros, como Alex, do Chelsea, Breno, Miranda e Alex Silva, que foi convocado, estão no mesmo nível.
Por causa de uma exagerada expectativa, Pato foi uma decepção na Olimpíada e também no Milan.
Fazer um gol a cada dois ou três jogos não é vantagem. Dezenas de atacantes fazem isso. Pato foi tratado como um craque, antes de ser.
Como impressionou demais no início, no Inter, tenho esperanças de que ele se torne um grande atacante. Melhor que Sobis ele já é.
Lucas mostrou que já tem condições de ser titular da seleção principal. Anderson atuou pior que se esperava. Apesar de não brilhar e de alternar ótimos e maus momentos em uma mesma partida, Hernanes merecia ser convocado.
Não sei se é fato, rumor, boato ou algo parecido, mas existem conversas, que não sei quando e onde começaram, que Dunga tirou os privilégios da TV Globo.
Por isso, Galvão Bueno, porta-voz da emissora, teria criticado demais o técnico. Em represália, Dunga não teria convocado Marcelo, bastante elogiado por Galvão e por toda a imprensa.
Outra versão é que Marcelo não foi convocado por estar mascarado. Prefiro um jogador brilhante e mascarado que um mediano bonzinho.
Alguns falam que houve um acordo com o Real Madrid.
Outra explicação é que ele não teria sido chamado por razões somente técnicas e que Dunga não entenderia de futebol.
Se Dunga tirou os privilégios da Globo, fez muito bem.
Nenhum órgão de imprensa deveria ter privilégios. Mas se o técnico não convocou Marcelo para contrariar toda a imprensa, foi uma postura ranzinza e vingativa.
Não dá para acreditar nisso.
Dunga não costuma receber críticas calado. Mas, em vez de responder com resmungos e caneladas, deveria explicar as coisas com clareza.
Informar bem é obrigação dos técnicos. Evitaria boatos.
O público tem o direito também de saber o que acontece com a seleção e, em detalhes, todos os planos, ações e gastos do COB, da CBF e do governo com o esporte.


Texto Anterior: Fechado: Alex Silva vai para a Alemanha
Próximo Texto: Gama propicia goleada, choro e paz no Pacaembu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.