São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teen tenta manter embalo nos EUA

Del Potro, 19 anos e 20 vitórias, enfrenta Bellucci

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de um mês e meio atrás, o argentino Juan Martin del Potro, 19, era só uma das jovens promessas do circuito.
Sem títulos e sem ranking para disputar a Olimpíada de Pequim, Del Potro conseguiu então uma seqüência de vitórias impressionante: 19.
A série, conquistada no saibro de Stuttgart e Kitzbuehel e nas quadras rápidas de Los Angeles e Washington, valeram um salto de 48 posições no ranking (é o 17º do mundo atualmente) e um lugar na história.
Pela primeira vez, um tenista conseguiu conquistar seus quatro primeiro títulos em quatro torneios consecutivos.
"Estou muito feliz. Realmente não sei o que fiz", afirmou o argentino, após a conquista do título em Washington. "Não tenho palavras para descrever o que sinto neste momento."
Antes dele, nos últimos 20 anos, apenas um tenista fora do top 10 (Karol Novacek, em 92) havia conseguido vencer pelo menos 15 partidas seguidas.
Com isso, Del Potro chegou a Nova York embalado. É o tenista a começar o Aberto dos EUA com a maior invencibilidade desde o americano Andre Agassi, que tinha 20 triunfos em 1995, quando foi derrotado por Pete Sampras na decisão.
A atual ascensão do argentino contrasta com seu difícil início de temporada.
Ele terminou 2007 na 44ª posição do ranking -era o mais jovem entre os top 50-, mas, vítima de várias lesões, pouco jogou no primeiro trimestre e despencou para o 81º lugar.
Decidiu então mudar de técnico e preparador físico. Para o retorno ao circuito, escolheu o saibro. "Decidimos assim porque, se jogasse em quadra dura, poderia voltar a me machucar."
Diferentemente da maioria de seus compatriotas, Del Potro não gosta muito de atuar na terra batida. "Nunca imaginei conquistar meus primeiros dois títulos no saibro."
Em toda a temporada de 2007, disputou apenas dois torneios na superfície. Em suas campanhas em Stuttgart e Kitzbuehel registrou mais vitórias (10) do que havia obtido em toda sua carreira (9) no saibro.
No Aberto dos EUA, voltou ao piso preferido e, em sua estréia, derrotou, de virada, o compatriota Guillermo Cañas por 3 a 1 (4/6, 7/6, 6/4 e 6/1).
Na segunda rodada, o argentino enfrenta, ainda sem data definida, o brasileiro Thomaz Bellucci, que bateu o espanhol Oscar Hernandez também por 3 a 1 (6/3, 6/7, 6/4 e 7/5).
Eles nunca se enfrentaram, mas pelo momento e pela projeção histórica, Del Potro é o favorito. Ele é o 12º adolescente na história a conquistar pelo menos quatro títulos em uma temporada e de seus 11 antecessores, somente um não alcançou o topo do ranking.


NA TV - Aberto dos EUA
ESPN Brasil e Sportv2, ao vivo, a partir das 12h




Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Ouro faz Maurren prometer saltar ainda mais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.