São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boa forma dita prazo pós-gravidez

DA REPORTAGEM LOCAL

O tempo que uma mãe atleta precisa esperar para voltar a competir não é consenso entre os médicos.
Os especialistas, no entanto, concordam que o bom preparo físico carregado por ela, aliado à ausência de complicações no parto, é fundamental para tornar esse intervalo mais curto.
"Se está tudo bem com ela, a atleta precisa esperar o mesmo prazo que o dado para o retorno a qualquer atividade de trabalho, de 20 a 30 dias", diz o obstetra José Guilherme Cecatti, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas.
"A atleta já tem um bom condicionamento físico, é só respeitar os seus limites. As maiores limitações ocorrem durante a gravidez, por causa do feto", completa.
Para outros médicos, porém, é mais aconselhável esperar até seis semanas, para que o útero e o coração retomem as atividades normais.
A condição física da mãe durante a gestação também é fator determinante.
Segundo dado de Ricardo Barini, professor de obstetrícia na Unicamp, se a mãe engordar mais que 20% de seu peso original, a recuperação da forma física pode demomorar até seis meses.
A atividade física de alto rendimento na gestação também encontra críticas. Preparadores físicos de clubes, porém, dizem que o trabalho, feito sob supervisão médica, não oferece riscos.
"Um grande problema são as mulheres sedentárias que correm para a academia só porque ficaram grávidas e exageram ou não têm orientação", afirma Cecatti.0 (ML)


Texto Anterior: Pai assume mamadeira, e Paula reforça a seleção
Próximo Texto: Memória: Mães craques voltaram logo a jogar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.