UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção vai ao Bahrein e vira arroz-de-festa

DA REPORTAGEM LOCAL

Por uma boa cota, a CBF leva a seleção brasileira à festas de aniversários e despedida de jogadores pouco famosos.
Isso ficou mais uma vez provado com a confirmação, pela Folha, do jogo entre o time nacional e Bahrein, no início de abril.
Por US$ 800 mil, a CBF vai levar os pentacampeões a um jogo, em princípio, contra um combinado de países do golfo Pérsico que vai marcar a despedida dos gramados de Khamis Eid, astro do futebol de Bahrein, que ocupa o 97º posto no ranking da Fifa.
O jogo, previsto para o dia 1º de abril, vai acontecer a poucas centenas de quilômetros do Iraque, ameaçado diariamente de guerra pelos Estados Unidos.
Na gestão de Ricardo Teixeira iniciada no final da década de 90, o Brasil especializou-se em participar de jogos não considerados oficiais pela Fifa, mas que fazem a festa de vários lugares.
Em 1998, pouco antes da Copa da França, a CBF levou a seleção para jogar com o Athletic Bilbao, no centenário do clube espanhol.
No ano seguinte, foi a vez de o Barcelona pegar o Brasil, com os atacantes Romário e Ronaldo em campo, para comemorar seu centésimo aniversário.
Em 2004, novamente o time nacional vai jogar para fazer a festa de aniversário de uma entidade. Dessa vez, a agraciada será a Fifa, que vai colocar o Brasil para jogar com a França na comemoração de seu centenário.
Por um bom dinheiro, a CBF coloca a seleção para jogar contra equipes não reconhecidas pela Fifa em eventos nacionalistas.
Foi o que aconteceu no ano passado, quando pouco antes do Mundial da Coréia e do Japão o Brasil enfrentou a seleção da Catalunha, uma região da Espanha.
Em 2003, para aproveitar a fama com a conquista do penta, a CBF já levou o time nacional para a China por US$ 1 milhão, livre de despesas. Fez isso mesmo sabendo que o técnico Carlos Alberto Parreira, na sua estréia, teria apenas um dia de treinos para o jogo.
A seleção, segundo seus dirigentes, neste ano não deve atuar em nenhuma oportunidade no território brasileiro em amistosos.


Texto Anterior: Derrota abate velha guarda do São Caetano
Próximo Texto: País é minúsculo e bastante rico
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.