UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Entidade premia torneios menores em lista confusa

DA REPORTAGEM LOCAL

A Confederação Sul-Americana já criou diversos torneios em sua existência, mas apenas um, a Libertadores da América, teve grande continuidade e importância.
Apesar disso, o campeão da Libertadores, segundo o ranking da Conmebol, ganha apenas dez pontos a mais que os campeões da Masters da Supercopa e da Copa Ouro, duas disputas que tiveram poucas edições e poucos participantes.
O critério de pontos adotado no ranking da Conmebol favoreceu os times que mais disputaram competições menores da entidade, especialmente Cruzeiro e São Paulo, os líderes da lista.
Em alguns casos, o critério não faz sentido. A Masters da Conmebol, por exemplo, teve só quatro times. Só houve semifinais e final, mas o ranking prevê pontos para quem jogou quartas-de-final e oitavas, ou seja, ninguém.
Disputas com apenas dois times também ofereceram estranhamente pontos para o vice-campeão. A Recopa dá 20 pontos para o vice-campeão, um time que jogou uma vez e foi derrotado.
Nessa competição, o Cruzeiro, um dos indicados pelo ranking para a Copa Sul-Americana, faturou 40 pontos por dois fracassos.
Certas disputas não foram levadas em consideração pela Conmebol. O Vasco, por exemplo, jogou a Copa Inter-Americana. O Santos jogou uma Recopa Sul-Americana nos anos 60. (RBU)


Texto Anterior: Futebol: "Canetada" socorre Fla e desmoraliza novo ranking
Próximo Texto: Panorâmica - Automobilismo: Honda e Toyota estréiam na IRL
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.