UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Conmebol institui critério que prejudica em especial o Palmeiras

"Canetada" socorre Fla e desmoraliza novo ranking

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Conmebol, entidade que controla o futebol sul-americano, corrigiu erros no seu ranking de times brasileiros, mas alterou as regras da lista para manter o Flamengo na Copa Sul-Americana.
A Folha revelou no domingo que o ranking da Conmebol que colocou Cruzeiro e Flamengo no torneio sul-americano apresentava erros grosseiros. A correção dos erros colocaria o Palmeiras à frente do time carioca na lista da entidade, mas a Conmebol está computando agora o Mundial interclubes, o que favorece o clube mais popular do país.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) inicialmente prometeu indicar do terceiro ao oitavo colocados do Brasileiro-2002. Mas depois voltou atrás e deu vaga aos seis primeiros: Santos, Corinthians, Grêmio, Fluminense, São Paulo e São Caetano.
Com isso prejudicou Juventude e Atlético-MG, sétimo e oitavo colocados do Nacional, respectivamente. O time mineiro, que tem como um de seus principais dirigentes Alexandre Kalil, desafeto declarado de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, ameaça ir à Justiça para obter uma vaga.
A Conmebol ficou de definir os dois últimos times brasileiros com base em seu ranking, comprovadamente cheio de furos, após a CBF se isentar, isso na teoria, de fazer convites políticos.
A definição já foi feita, e o ranking que definiu já foi mudado.
No primeiro ranking, o Flamengo aparecia em quarto lugar, com 234 pontos. O Palmeiras, quinto colocado, tinha 147 pontos, mesmo sendo o time que mais representou o país na Libertadores e o de maior sucesso na Copa Mercosul. Agora, a diferença entre os dois clubes é de só cinco pontos (315 a 310) -Cruzeiro, São Paulo e Grêmio continuam sendo os três primeiros com boa folga.
Em fax enviado à Folha ontem, a Conmebol explicou os critérios do ranking e mostrou sua nova lista, com algumas correções, mas ainda com vários erros -Santos, Atlético-MG e Botafogo, pelo menos, estão sendo lesados.
Segundo Nestor Benítez, diretor de comunicações da Conmebol, o primeiro ranking só contava participações de times brasileiros em seus torneios após 1971, quando o Brasileiro nasceu. Por isso o Santos, campeão da Libertadores de 1962 e 1963, tinha só cinco pontos no ranking do torneio. Agora, o Santos pulou do 11º lugar para a 6ª posição, mas, se tivesse os 120 pontos pelo seu bicampeonato mundial, estaria perto de Flamengo e Palmeiras, com 306 pontos.
O Vasco, que ganhou o Sul-Americano de 1948, não computado no ranking, segue em sétimo lugar, agora com 176 pontos.
O novo ranking levou em conta o Mundial interclubes, mas ignorou o Mundial de Clubes da Fifa, realizado no Brasil -Corinthians e Vasco teriam mais pontos.
Além de oferecer pontos a campeões e vices, a lista da Conmebol premia simples participações em seus torneios. Um time que jogou a Copa Conmebol uma vez e foi eliminado na primeira rodada, por exemplo, soma dois pontos.
Além do Brasil, a Argentina já ganhou um ranking similar. Em 2004, todos os países sul-americanos deverão ser premiados com ranking de clubes da Conmebol.


Texto Anterior: Futebol - José Roberto Torero: Intolerância zero
Próximo Texto: Saiba mais: Entidade premia torneios menores em lista confusa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.