São Paulo, domingo, 28 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vancouver deve "zerar" em casos de doping

JOSÉ EDUARDO MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os Jogos de Inverno de Vancouver acabam hoje sem que tenha sido registrado, até o momento, nenhum caso de doping nos 2.100 testes realizados.
O resultado é fruto de um trabalho executado pelo COI, em parceria com a Wada (Agência Mundial Antidoping).
Nos últimos meses, a entidade promoveu uma série de exames fora de campeonato para minimizar o número de flagrados. Por isso, 30 atletas foram afastados dos Jogos por não respeitarem as regras do COI.
Um dos principais alvos da área de inteligência da entidade foi a delegação russa, que tentou boicotar a ação dos oficiais antidoping no início do ano.
Para contornar a situação, o presidente do COI, Jacques Rogge, contatou o presidente russo Dmitri Medvedv. Na sequência, oito atletas do país foram flagrados e afastados.
O COI quer limpar a imagem dos Jogos, manchada após o número de casos -sete em 700 testes- em Salt Lake City-02.
Em Turim-06, foram 1.200 testes. A russa Olga Pileva, do biatlo, foi a única flagrada.
Ontem, Jhonatan Longhi encerrou a participação brasileira em Vancouver após ser eliminado do slalom especial do esqui alpino. Longhi não concluiu a primeira descida e foi desclassificado na primeira fase.


Texto Anterior: Memória: País frustrou as projeções em Pequim-08
Próximo Texto: F-1: Schumacher afirma estar mais otimista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.