São Paulo, domingo, 28 de março de 2004

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Pela primeira vez torneio faz mata-mata com as quatro principais zonas cortadas pela Santos-Jundiaí, ferrovia que trouxe o esporte para o Brasil

Semifinais põem Paulista nos trilhos de sua história

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Por seus trilhos começou a história do futebol brasileiro. Por suas crias, 137 anos depois da sua inauguração, será decidido o Campeonato Paulista de 2004.
Os quatro semifinalistas da competição têm vínculos com a ferrovia que revolucionou o Estado de São Paulo e foi, por décadas, a locomotiva da bola no país.
O Paulista, clube de ferroviários, e o Santos estão nos extremos da São Paulo Railway -a "Ingleza", como era conhecida nos primórdios, ou a Santos-Jundiaí, hoje. O Palmeiras registra quase 90 anos conectado ao coração da linha na capital. E o São Caetano fica na região que, antes de os trens fixarem suas estações, era chamada de "terra de passagem".
É a primeira vez que clubes dos quatro trechos principais da ferrovia, construída pelo barão de Mauá e pelos ingleses, ocupam o topo da competição -ontem, Palmeiras e Paulista empataram em 1 a 1; hoje à tarde, é a vez de Santos x São Caetano.
Foram os ingleses que rasgaram a serra do Mar, com Charles Mil-ler como condutor, os responsáveis pela introdução da modalidade no Brasil -o primeiro jogo com registros no país é um entre funcionários da São Paulo Railway e da Gas Work. E a novidade se concentrou nas quatro regiões dos semifinalistas de 2004.
Ponto de partida, Santos é a cidade que mais clubes teve na primeira divisão depois da capital. Todos eles foram fundados nos anos de ouro da ferrovia. O Santos, o mais famoso, chegou a abandonar a disputa de um Paulista por não ter dinheiro para pagar as passagens dos atletas.
Em um campeonato famoso por sua força no interior, Jundiaí foi pioneira. Time da Companhia Paulista, empresa que conectava a "Ingleza" ao interior do Estado, o Paulista tornou-se a primeira equipe do interior a jogar o Estadual de forma completa, em 1926.
No que é hoje o ABC do São Caetano, surgiu um dos clubes mais antigos do país. Em 1903, depois de anos de peladas informais, os funcionários da São Paulo Railway do distrito de Paranapiacaba fundaram o Serrano, clube que descia a serra ou viajava para São Paulo em busca de adversários.
Nenhum grande da capital é tão ligado aos trens da Santos-Jundiaí como o Palmeiras.
Pelos vagões da "Ingleza" chegaram os imigrantes italianos que criariam o clube em 1914. O Parque Antarctica fica próximo de estações ferroviárias (Água Branca e Barra Funda), assim como o centro de treinamento do clube e a sede de sua principal torcida organizada, a Mancha Alviverde.


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