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Pela primeira vez torneio faz mata-mata com as quatro principais zonas cortadas pela Santos-Jundiaí, ferrovia que trouxe o esporte para o Brasil
Semifinais põem Paulista nos trilhos de sua história
PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Por seus trilhos começou a história do futebol brasileiro. Por
suas crias, 137 anos depois da sua
inauguração, será decidido o
Campeonato Paulista de 2004.
Os quatro semifinalistas da
competição têm vínculos com a
ferrovia que revolucionou o Estado de São Paulo e foi, por décadas,
a locomotiva da bola no país.
O Paulista, clube de ferroviários,
e o Santos estão nos extremos da
São Paulo Railway -a "Ingleza",
como era conhecida nos primórdios, ou a Santos-Jundiaí, hoje. O
Palmeiras registra quase 90 anos
conectado ao coração da linha na
capital. E o São Caetano fica na região que, antes de os trens fixarem
suas estações, era chamada de
"terra de passagem".
É a primeira vez que clubes dos
quatro trechos principais da ferrovia, construída pelo barão de
Mauá e pelos ingleses, ocupam o
topo da competição -ontem,
Palmeiras e Paulista empataram
em 1 a 1; hoje à tarde, é a vez de
Santos x São Caetano.
Foram os ingleses que rasgaram
a serra do Mar, com Charles Mil-ler como condutor, os responsáveis pela introdução da modalidade no Brasil -o primeiro jogo
com registros no país é um entre
funcionários da São Paulo Railway e da Gas Work. E a novidade
se concentrou nas quatro regiões
dos semifinalistas de 2004.
Ponto de partida, Santos é a cidade que mais clubes teve na primeira divisão depois da capital.
Todos eles foram fundados nos
anos de ouro da ferrovia. O Santos, o mais famoso, chegou a
abandonar a disputa de um Paulista por não ter dinheiro para pagar as passagens dos atletas.
Em um campeonato famoso
por sua força no interior, Jundiaí
foi pioneira. Time da Companhia
Paulista, empresa que conectava a
"Ingleza" ao interior do Estado, o
Paulista tornou-se a primeira
equipe do interior a jogar o Estadual de forma completa, em 1926.
No que é hoje o ABC do São
Caetano, surgiu um dos clubes
mais antigos do país. Em 1903, depois de anos de peladas informais,
os funcionários da São Paulo Railway do distrito de Paranapiacaba
fundaram o Serrano, clube que
descia a serra ou viajava para São
Paulo em busca de adversários.
Nenhum grande da capital é tão
ligado aos trens da Santos-Jundiaí
como o Palmeiras.
Pelos vagões da "Ingleza" chegaram os imigrantes italianos que
criariam o clube em 1914. O Parque Antarctica fica próximo de
estações ferroviárias (Água Branca e Barra Funda), assim como o
centro de treinamento do clube e
a sede de sua principal torcida organizada, a Mancha Alviverde.
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